Palestra deixa público por dentro da ópera “Os Pescadores de Pérolas”
Uma conversa entre amigos com direito a música. Foi assim a palestra do diretor artístico geral do Festival de Ópera do Theatro da Paz, Gilberto Chaves, que na última terça-feira (8) fez uma análise da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, que estreia nesta quarta-feira (9), às 20 horas, em Belém. A palestra faz parte da programação paralela do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O evento atraiu um grande público ao foyer do teatro, incluindo o diretor cênico da ópera, o cineasta paulista Fernando Meirelles, além de parte da equipe técnica da montagem. “Não é uma palestra, até mesmo por que não tenho a intenção de palestrar. É uma conversa sobre a ópera ‘Os Pescadores de Pérolas’, na qual faço uma análise geral da ópera, incluindo as músicas que marcam cada ato das várias montagens”, declarou Gilberto.
A importância do coro no espetáculo operístico também mereceu destaque na palestra. “O coro nesta montagem é de grande importância, pois Bizet tratou o coro com uma identidade. É o coro que celebra a chegada dos pescadores de forma popular, além da importância em outros momentos da montagem. Trata-se de um coro extremamente popular, não tendo nada de erudito”, completou o diretor do festival.
Durante a palestra, o harpista Gustavo Beaklini e flautista Bianca Menezes, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), foram os responsáveis em executar vários temas de “Os Pescadores de Pérolas”.
A palestra foi bem recebida pelo público, que acompanhou atentamente o passeio do palestrante pela obra de Bizet. A soprano Kézia Andrade, que também participa do coro da ópera, fez questão de prestigiar o evento. “A palestra foi muito interessante, pois deixou o público mais por dentro do espetáculo. Até mesmo nós, que participamos da montagem, precisamos sempre fazer uma busca antes de iniciar qualquer trabalho, pois é necessário entender o contexto da obra”, contou a soprano.
Estreia - A ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, com direção cênica de Fernando Meirelles, estreia nesta quarta-feira, às 20 horas, no Theatro da Paz. As próximas récitas serão nos dias 11, 13 e 15 de setembro. Não há mais ingressos à venda, já que eles se esgotaram.
O Festival termina com o Concerto de Encerramento (ao ar livre), no dia 19 de setembro, às 20h, em frente ao Theatro da Paz, este com entrada gratuita. Este concerto tem patrocínio do Banpará, por meio da Lei Rouanet. (Com colaboração de Noely Lima)