Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL DE ÓPERA

Estreia de “Os Pescadores de Pérolas” em noite grandiosa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/09/2015 12h56

Uma apresentação emocionante e digna dos grandes espetáculos operísticos mundiais. Foi assim a estreia da ópera “Os Pescadores de Pérola”, de Georges Bizet, com direção cênica do cineasta paulista Fernando Meirelles,  na última quarta-feira, dia 9, no palco do Theatro da Paz, em Belém.

O público que foi conferir a estreia de “Os Pescadores de Pérola” acompanhou de perto a história de amor e amizade entre os amigos Zurga, interpretado pelo barítono Leonardo Neiva, e Nadir, interpretado pelo tenor Fernando Portari, que disputam o amor da mesma mulher, a bela sacerdotisa Leila, é interpretada pela soprano Camila Titinger. Completa o grupo de solistas da ópera o baixo barítono paraense, Andrey Mira.

A montagem marcou a estreia de Meirelles no cenário operístico e atraiu um grande público ao teatro, que ficou completamente lotado. “Tenho certeza que será um grande espetáculo, pois Fernando Meirelles é sinônimo de sucesso”, comentou a administradora Dolores Sarmento, de 60 anos, enquanto aguardava o início do espetáculo.

A beleza do cenário e a atuação do elenco superaram a expectativa do público. “Estou encantada com tudo o que presenciei aqui. Esperava um bom espetáculo, mas foi bem mais do que isso. Excelentes cantores, um coro e uma orquestra afinadíssimos. Estão todos de parabéns”, declarou a atendente Vilma Evangelista.

O espetáculo foi elogiado até mesmo por quem não costuma prestigiar óperas, como o administrador Walmir Santos. “Não simpatizava com esse tipo de montagem, mas confesso que gostei muito do que vi. Acho que essa junção da ópera com o cinema deu um resultado muito positivo. Em alguns momentos, me senti em uma sala de cinema por conta das imagens projetadas no telão”, disse o administrador.

Presença constante no Festival, a aposentada Maria Rosa Santos de Jesus, de 65 anos, resumiu o espetáculo em uma única palavra. “Lindo. Não existe outra coisa a se falar sobre essa apresentação. Que história maravilhosa”, disse a aposentada, que se deslocou do município de Ananindeua até Belém, somente para assistir a estreia da ópera, assim como fez no Concerto de Abertura do festival, no início de agosto.

Emoção - Quem estava muito emocionado com o espetáculo foi o governador do Estado Simão Jatene. Acompanhado da esposa, Ana Jatene, e do secretário de cultura Paulo Chaves, ele dispensou a sala vip onde receberia os artistas, e os cumprimentou no palco do Theatro da Paz.

O governador cumprimentou um a um e teceu elogios a todos. Ao falar com Fernando Meirelles, o diretor agradeceu a oportunidade de estrear na direção de uma ópera em Belém. “Quero agradecer pelo convite e por terem confiado em mim. Estar aqui em Belém significa muito. Só tenho a agradecer”, disse Fernando. Simão Jatene respondeu dizendo: “nós que é agradecemos por tanta beleza que vimos.”, falou.

Para o governador, a montagem fugiu do óbvio. “Fazer o óbvio é fácil. Mas o que vimos aqui fugiu por completo da obviedade. Tivemos a audácia de ousar. E foi uma ousadia plena de beleza e significados. Estou encantado e posso dizer que foi tudo fantástico. Só tenho a agradecer e elogiar a todos”, ressalto Simão Jatene.

Quem também estava encantada era Ciça Meirelles, esposa do diretor Fernando Meirelles, que acompanhou a apresentaçao. “Estou absolutamente maravilhada com esse Coro. Que talentos! Que presença cênica! Estão todos de parabéns. Esse grupo é encantador”, avaliou Ciça, que é atriz e bailarina e faz participação especial num dos vídeos projetados durante a encenação da ópera.

DVD - Antes da estreia do espetáculo, a coordenação do Festival fez o lançamento do DVD da ópera “Salomé”, de Richard Strauss, com direção artística de Gilberto Chaves e Mauro Wrona, encenada em 2012, no XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. A direção e edição do DVD têm assinatura do videomaker paulista Neivas Ortega. O DVD está sendo vendido no hall de entrada do teatro ao preço de 25 reais e pode ser adquirido nas próximas récitas que serão apresentadas.

As próximas récitas de “Os Pescadores de Pérolas”, serão nos dias 11, 13 e 15 de setembro, sempre às 20 horas, no Theatro da Paz. Os ingressos já estão esgotados. No dia 15, a TV Cultura do Pará vai transmitir a ópera, ao vivo, para Belém e o interior do Estado.

(Colaboração de Noely Lima)