Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL DE ÓPERA

Fernando Meirelles é homenageado na segunda apresentação de “Os Pescadores de Pérolas”

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/09/2015 11h44

A segunda récita da ópera “Os Pescadores de Pérola”, de Georges Bizet, encenada na última sexta-feira (11), no palco do Theatro da Paz, repetiu o sucesso da apresentação de estreia, ocorrida na última terça-feira (9). A ópera ainda terá mais duas récitas, nos dias 13 e15 de setembro, sempre às 20 horas. O espetáculo faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A montagem tem direção cênica do cineasta paulista Fernando Meirelles, que, coincidentemente, estava completando aniversário no dia 11 e foi surpreendido com uma homenagem no palco do teatro. Elenco, equipe técnica e plateia entoaram juntos a canção “Parabéns a Você”, que foi acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Além do carinho do público paraense, Meirelles também foi abraçado pelos familiares e amigos, que vieram a Belém prestigiar a encenação e comemorar o aniversário de 60 anos do cineasta.

Meirelles ficou muito emocionado. Antes de começar o espetáculo, ele já havia recebido parabéns de todos os integrantes do Coro Lírico do Festival, justamente, no momento em que ele próprio tecia elogios à performance do grupo, considerada um dos pontos altos da encenação da ópera. Meirelles falou ao grupo: “Recebemos a nossa primeira crítica especializada em ópera, e vocês (Coro) estão lá em cima. As pessoas me perguntam se seria possível fazer este espetáculo fora daqui, sem vocês, e eu digo que não. Sem vocês essa ópera não teria esse brilho e essa beleza, e, principalmente, esse talento”, elogiou. Meirelles se referia à resenha crítica publicada na sexta-feira no blog http://operaeballet.blogspot.com.br/2015/09/os-pescadores-de-perolas-do-theatro-da.html

O diretor subiu ao palco do Theatro da Paz, ao final da ópera, para os agradecimentos de praxe. Foi quando a OSTP começou os acordes dos parabéns. Meirelles escondeu o rosto com as mãos e disse “Não acredito!”. A plateia acompanhou batendo palmas. “Nunca imaginei uma coisa dessas. Estou, ao mesmo tempo, muito envergonhado e feliz. É uma emoção que é difícil de descrever. Quero muito agradecer a todos. Mas toda essa homenagem é inacreditável”, falou.

Plateia - Como era esperado, o público compareceu em grande número ao teatro. A história de amor e amizade entre os amigos Zurga e Nadir, que disputam o amor da sacerdotisa Leila, comoveu a plateia presente ao teatro. “Não tem como não se emocionar, pois o enredo da montagem nos faz refletir sobre o valor do amor e da amizade. Já assisti outras óperas, mas esta foi a que mais me marcou”, destacou o educador Antônio Carlos Guedes, que estava acompanhado da esposa e dos dois filhos. “Eu e minha esposa achamos importante incentivar nos nossos filhos o gosto pela música erudita, por isso sempre que posso os levo aos espetáculos”, completou o educador.

Em atuação grandiosa, os solistas Fernando Portari, Leonardo Neiva, Camila Titinger e o paraense Andrey Mira, deram um show à parte arrancando aplausos dos presentes. “Os cantores são fantásticos. Quatro talentos que fazem a diferença no palco. Tudo isso associado a genialidade de Fernando Meirelles, não tinha como não dar certo”, comentou a contadora Gilmara Seabra.

O DVD da ópera “Salomé”, de Richard Strauss, lançado pela coordenação do Festival no último dia 9, continua sendo vendido no hall de entrada do teatro ao preço de 25 reais e pode ser adquirido nas próximas récitas que serão apresentadas. “Salomé” tem direção artística de Gilberto Chaves e Mauro Wrona, e foi encenada em 2012, no XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. A direção e edição do DVD têm assinatura do videomaker paulista Neivas Ortega.

As próximas récitas de “Os Pescadores de Pérolas”, serão nos dias 13 e 15 de setembro, sempre às 20 horas, no Theatro da Paz. Os ingressos já estão esgotados. No dia 15, a TV Cultura do Pará vai transmitir a ópera, ao vivo, para Belém e o interior do Estado. No dia 14 de setembro, às 18h30, no teatro, Fernando Meirelles ministra a palestra “O cineasta que caiu na ópera”.

O Festival termina com o Concerto de Encerramento (ao ar livre), no dia 19 de setembro, às 20h, em frente ao Theatro da Paz, com entrada gratuita. Este concerto tem patrocínio do Banpará, por meio da Lei Rouanet. (Com a colaboração de Noely Lima)