Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

Breves e Ponta de Pedras recebem mais uma etapa da Conferência Regional de Juventude

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/09/2015 17h21

Um grande número de jovens participou das Conferências Regionais de Juventude da Região do Marajó, na última semana. Dividida em duas regionais – dos campos e da floresta – as conferências aconteceram nos municípios de Breves e Ponta de Pedras. As regionais do Marajó foram as últimas de uma série de 13 conferências regionais que estão sendo realizadas em todo o Estado durante os meses de julho, agosto e setembro.

O objetivo é que, durante as conferências regionais, as diferentes regiões do Estado criem propostas, para que durante a Conferência Estadual, que acontecerá em Belém, estas propostas sejam agregadas ao plano Estadual da Juventude, que será criado de forma coletiva e colaborativa por jovens das diversas regiões do Pará.

As Conferências Regionais de Juventude são uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem como objetivo dialogar sobre políticas públicas para a juventude com as lideranças nas diversas regiões do Estado.

Rafael Evangelista, 22 anos, conselheiro representante do Conselho de Juventude do Estado do Pará (COJUEPA) e morador do município de Ponta de Pedras, parabenizou o governo do Estado pela iniciativa na região. “São eventos como esse que contribuem para a construção de uma política de Estado para a nossa juventude, em especial para a marajoara, que se encontra tão distante da capital e apresenta tantas particularidades”, afirmou.

Para o coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, a realização de duas conferências no Marajó demonstra o propósito do governo do Estado em observar as necessidades das diferentes regiões do Estado. “Os desafios para implementarmos as políticas públicas são imensos e, por isso, precisamos ouvir a juventude marajoara. A construção destas políticas só é possível através da participação destes jovens, cobrando e nos ajudando a entender suas necessidades”, apontou.

Diferente das outras regionais, devido as peculiaridades e tamanho da região, foi decidido que a conferência, no Marajó, seria dividida em duas sub-regiões: a regional dos campos, que foi realizada no município de Ponta de Pedras, englobou jovens dos municípios de Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari e Soure; e a regional de floresta, realizada no município de Breves, que contou com a participação de jovens de Breves, Bagre, Curralinho, Chaves e Melgaço. Ao todo, cerca de 420 jovens participaram dos dois eventos.

“A realização desta conferência, em Breves, é uma oportunidade para dialogarmos com o poder público e defendermos os nossos direitos. Nesse ponto, entendo que o governo do Estado está no caminho certo na busca da efetivação das políticas para os jovens marajoaras”, acrescentou Ailton Silva, 23 anos, morador de Breves.

Renato Smith, gerente de Juventude da SEJUDH, destacou a satisfação da juventude com a realização do evento. “Ouvir a juventude da região é de fundamental importância para darmos continuidade ao processo de estruturação da política de juventude em nosso estado. O Marajó enriquece o nosso debate devido a sua distância geográfica e por apresentar necessidades diferentes de outras regiões. A juventude daqui compareceu em peso e tivemos uma boa análise de propostas para eles”, destacou Smith.

A próxima conferência regional acontecerá em Belém, a regional Metropolitana. Além da capital, a conferência envolve os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. A data e o local da conferência ainda serão divulgados.