Governo apresenta projetos de mobilidade urbana na UFPA
Os projetos e investimentos na área de mobilidade urbana do governo do Pará foram tema de encontro realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), na tarde de quarta-feira, 16, para estudantes e professores de engenharia e arquitetura. Na ocasião, o governo do Estado, representado pelo diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Cesar Meira, apresentou ao público as ações que estão sendo implementadas na Região Metropolitana de Belém, ao informar os investimentos previstos para o setor.
Na ocasião, Cesar Meira falou sobre esses projetos, muitos dos quais já estão em andamento, apesar da grave crise que atinge o país. “Somos um dos oito estados que fecharam a conta no azul em 2014 e um dos três que tiveram aumento real de investimentos no primeiro quadrimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014. E o governo possui uma agenda de inaugurações até o início de 2016 com mais de 40 obras, distribuídas em 23 municípios. Dentre as obras de mobilidade podemos destacar a avenida Independência, que já foi inaugurada e as avenidas João Paulo II e Perimetral, que estão com obras em andamento”, informou o diretor.
Na oportunidade, o diretor detalhou o projeto do BRT Metropolitano, que irá integrar os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, reduzindo os graves congestionamentos e trazendo melhoria para o transporte público metropolitano. O Sistema será mais rápido, seguro e com muito mais qualidade, trazendo um novo conceito de transporte público. Com o BRT Metropolitano, o tempo de viagem de Marituba ao Ver-o-Peso será reduzido de 40% a 50%.
Rodovia Federal - A BR-316 passará por grande intervenção, que resultará em mais segurança, saúde, rapidez, eficiência e conforto aos usuários e melhor qualidade de vida para a população da RMB, sem cobrança de pedágio. Por ser uma Rodovia Federal, o Governo do Estado precisa de autorização do Ministério dos Transportes para intervir na via. Em audiência com o Ministro dos Transportes, dia 08 de junho, foi solicitada a cessão dos primeiros 16 km. “Estamos no aguardo da cessão de uso da BR-316, que será concedida pelo governo federal, para darmos início à licitação”, informou aos estudantes o diretor.
Serão implantadas ao longo dos primeiros 10.7 km da nova via: calçadas e ciclovias bidirecionais arborizadas (paisagismo); retornos (03 unidades); estações de passageiros (c/ bicicletário) e passarelas; dois terminais de passageiros, sendo um em Ananindeua e um em Marituba (com túneis de acesso para o BRT); viaduto em Ananindeua; drenagem da via; duas pistas com três faixas cada uma (em CBUQ) e duas faixas exclusivas para o BRT (em pavimento rígido); iluminação em LED e sistema de controle operacional para o BRT.
João Paulo II - O prolongamento compreende o trecho entre a Passagem Mariano e a Rodovia Mário Covas, e contará com duas pontes, uma (com 176 m) a 60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e a outra (com 254 m) a 30m da Rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta. A nova via possuirá duas pistas com três faixas e acostamento cada uma, ciclovia bidirecional e calçadas, respeitando os preceitos legais de acessibilidade. Também contará com drenagem, iluminação pública em LED e monitoramento de segurança. Sete passarelas para pedestres serão implantadas ao longo da via, às proximidades dos seis pares de pontos de ônibus urbanos. Toda a obra terá 4,7 quilômetros.
“A João Paulo II é mais que uma obra de mobilidade urbana, pois trará benefícios ambientais e sociais. Ao idealizarmos o projeto dessa avenida, sempre tivemos em mente a proximidade da obra com o Parque do Utinga e com a população que vive nos bairros da Guanabara e Castanheira, por isso, incluímos ações e projetos que minimizassem os impactos socioambientais e trouxessem benefícios diretos para as pessoas”, pontuou Meira.
As obras da nova avenida, que representa a segunda etapa do projeto Ação Metrópole, totalizam investimentos na ordem de R$300 milhões, sendo R$104 milhões de recursos provenientes do FGTS/ Caixa Econômica; R$80 milhões do OGU/ Caixa Econômica e R$118 milhões de contrapartida do governo, verba oriunda do Tesouro Estadual.
Quadro de Valores das Obras de Mobilidade Urbana na RMB
• Prolongamento da Av. Independência R$ 120
• Duplicação da Av. Perimetral R$ 77
• Prolongamento da Av. João Paulo II R$ 300
• Duplicação da Yamada/Tapanã R$ 65
• Plataforma Logística do Guamá R$ 104
• BRT Metropolitano R$ 400
Total: R$ 1066