Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO

Desfile do Polo Joalheiro abre Festival Internacional do Chocolate no Hangar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/09/2015 17h38

As raízes e a dinâmica da produção da joia paraense estarão representadas no desfile que o Polo Joalheiro do Pará apresenta nesta quinta-feira (17), a partir das 19h30, na abertura do 3º Festival Internacional do Chocolate e Cacau Amazônia e 13º Festival Flor Pará. Flores e chocolates amazônicos, os outros elementos que formam a trilogia que seduz e encanta, também serão mostrados durante a performance dos modelos, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

As 62 joias que serão desfiladas são resultado do trabalho de microempresas, designers e empreendedores criativos do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do espaço e do programa.

Com direção artística da fotógrafa Walda Marques, o desfile apresentará três linhas de joias. A primeira mostrará joias de coleções; a segunda, joias em prata com gemas vegetais, e a terceira joias em ouro com gemas minerais a terceira. Com técnicas tradicionais e inovadoras, a produção do Polo Joalheiro se materializa na economia criativa, transformando-a em um vetor de desenvolvimento, por meio de um processo cultural gerador de inovação e riqueza, lógica que se fundamenta no diálogo e na transversalidade.

Nessa dinâmica criativa, as joias artesanais criadas por designers, ourives, lapidários e demais integrantes da cadeia produtiva de joias do Pará, têm se firmado no mercado. “Nossas coleções constituem-se em encantadoras e inteligentes expedições, que percorrem trilhas que levam ao fantástico mundo da beleza e da inovação. Agregamos aos metais ouro e prata o conceito de antigas preciosidades: a natureza, a floresta, a criatividade e o fazer artesanal. Produzimos joias que promovem a diversidade cultural do território paraense, proporcionando uma inter-relação de pertencimento com a cultura da Amazônia”, explica a diretora executiva do São José Liberto., Rosa Helena Neves.

Além das gemas vegetais, produtos orgânicos decorrentes de resina e pigmentos naturais retirados de plantas e processados para serem utilizados em joias e adornos regionais, outra inovação que se destaca em algumas peças do desfile é a incrustação paraense.

Desenvolvida pelos mestres artesãos Paulo Tavares e Argemiro Muñoz, pioneiros do programa, e aprimoradas pelo ourives Joelson Leão, a técnica da incrustação paraense mostra um degradê de cores é obtido a partir do uso de pó de gemas e diversos materiais orgânicos da joalheria local, em um procedimento que aproveita a matéria-prima mineral, agregando novos materiais e substituindo a esmaltação. O Polo Joalheiro também ocupará um estande de 34 metros quadrados no evento, para comercialização e exposição de joias e acessórios de moda.

Serviço: Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará. De quinta-feira (17) a domingo (20), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos: R$ 10, com meia-entrada. Mais informações: www.festivaldochocolate.com.