Recitais na Sala Ettore Bosio apresentam a música de Carlos Gomes
Os cantores líricos que fazem parte do Ópera Estúdio, núcleo de ópera criado há pouco mais de um ano pela Fundação Carlos Gomes com o objetivo de formar cantores para a carreira operística, também participam da semana em homenagem ao maestro Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor brasileiro do século XIX, que morreu em Belém em 16 de setembro de 1896.
Para mostrar a importância do repertório deixado pelo maestro, que dá nome ao Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), será apresentado nesta segunda-feira (21), às 18h, na Sala Ettore Bosio, o recital “A Música Vocal de Câmara de Carlos Gomes”, em que os cantores Kézia Andrade, Ione Carvalho, Dhulyan Contente, Idaias Souto, Luciana Tavares, Romeu Amorim, Eduardo Nascimento e Emanuele Monteiro vão interpretar modinhas e canções compostas por Carlos Gomes. Além das vozes do Ópera Estúdio também haverá participação do Coro Carlos Gomes, sob a regência da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, e acompanhamento do pianista Sérgio Sena.
A programação com enfoque para a música vocal de Carlos Gomes prossegue na terça-feira (22), no mesmo horário, quando os cantores do Ópera Estúdio voltam ao palco da Sala Ettore Bosio, no IECG, desta vez para cantar árias e duetos de óperas escritas pelo maestro, que é considerado o maior compositor de óperas das Américas.
Entre os duetos que fazem parte do repertório do recital está “Sento Una Forza Indomita”, da Ópera “O Guarani”, com participação da soprano Kézia Andrade e do tenor Antonio Wilson. O baixo Andrey Mira, solista paraense que participou da montagem da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, durante o 14° Festival de Ópera do Theatro da Paz, também integra o Ópera Estúdio e interpretará uma ária de “Salvator Rosa”. Na apresentação, os artistas serão acompanhados ao piano pela pianista Renata Tavernard. A coordenação do espetáculo é de Jena Vieria, responsável pelo Ópera Estúdio.
A semana em homenagem a Carlos Gomes começou no último dia 16, dia do aniversário de morte do maestro que foi o primeiro diretor do Instituto Estadual Carlos Gomes, e termina no dia 23 deste mês, com a apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes. Toda programação tem entrada franca.
Programas:
A Música Vocal de Câmara de Carlos Gomes
Quem Sabe? - Kézia Andrade
Mamma Dice – Ione Carvalho
Civettuola – Dhulyan Contente
Addio – Eduardo Nascimento
Rondinella – Kézia Andrade
Suspiros D’Alma – Alexsandro Brito
La Piccola Mendicante – Emanuele Monteiro
Bella Ninfa de Minh’Alma – Romeu Amorim
Sul Lago di Como – La Regata – Kézia Andrade
Per Me Solo – Idaias Souto
Mon Bonheur – Luciana Tavares
Ave Maria – Eduardo Nascimento
Coro de Giovani Pittori (Ópera “Salvatore Rosa”)
Coro di Aimoré (Ópera “O Guarani”)
Coro Carlos Gomes
Regente: Maria Antonia Jimenez
Pianista: Sérgio Sena
A Música Vocal Operística de Carlos Gomes: Árias & Duetos
Ópera “Salvator Rosa” – Ho Fatto Il Mio Dover!
Dhulyan Contente
Ópera “O Guarani” – Gentile di Cuore – Polacca
Ione Carvalho
Ópera “Lo Schiavo” – Quando Nascesti Tu - Romanza
Antonio Wilson
Ópera “Salvator Rosa” - Mia Piccirella
Dulcianne Ribeiro
Oratório “Colombo” – Era Um Tramonto D’oro
Idaias Souto
Ópera “Fosca” - Ah! Se Tu Sei Fra Gli Angeli – Romanza
Antonio Wilson
Ópera “O Guarani” – C’era Una Volta Un Principe – Ballata
Kézia Andrade
Ópera “Salvator Rosa” – Ária de Duca D’Arcos
Andrey Mira
Ópera “O Guarani” – Sento Uma Forza Indomita – Scena e Duetto
Kézia Andrade e Antonio Wilson