Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concerto ao ar livre encerra o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/09/2015 13h38

O XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz chegou ao fim com um concerto ao ar livre, na noite de sábado (19), em frente ao Theatro da Paz, na Praça da República, em Belém. O evento reuniu cantores paraenses do Coro Lírico, que mostraram a beleza de suas vozes, além dos cantores Fernando Portari, Leonardo Neiva, Camila Titinger e o paraense Andrey Mira, solistas da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, que foi encenada durante o evento. O governador Simão Jatene assistiu ao encerramento.

O Concerto de Encerramento é uma programação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que já se tornou uma tradição do Festival de Ópera. Em um imenso palco montado em frente à centenária casa de espetáculo, tenores, barítonos e sopranos se apresentaram. Eles foram acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), regida pelo maestro titular, Miguel Campos Neto, que também foi o diretor geral do concerto, e pelo Coro Lírico do Festival de Ópera, com regência de Vanildo Monteiro.

A dançarina de flamenco Astrid Maria, que apresentou solo de um trecho da ópera “Carmem”, de Georges Bizet, foi muito aplaudida. A apresentação foi uma das novidades deste ano, que teve também a inclusão de uma música característica de musical – “O Homem de La Mancha”, “Sonho Impossível” – que foi interpretada pelo barítono paulista Leonardo Neiva.

O evento de encerramento é um apanhado da programação do festival, que começou no dia 8 de agosto passado, com uma programação cultural que incluiu sete palestras, três concertos, um recital, um masterclass e duas óperas (“A Ceia dos Cardeais”, do paraense Iberê de Lemos, e “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet). Durante a apresentação de encerramento, o público relembrou novamente árias das óperas que foram cantadas durante a programação, além de outras peças famosas do meio operístico.

Populares – Os quatro solistas da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, encantaram a plateia não somente pelas interpretações no palco, mas também pelo carinho com que trataram o povo paraense. “Este é um dos momentos mais maravilhosos da minha carreira. O povo paraense é lindo demais”, disse o tenor Fernando Portari, usando uma camisa estampada com a bandeira do Pará. Quem também estava muito emocionada era Camila Titinger. “Estou muito feliz pelo que vivi aqui no último mês. Quero voltar outras vezes. Quero voltar a sentir esse calor do público paraense, que nos dá carinho e nos valoriza tanto”, disse a soprano.

Entre os cantores presentes no concerto, um tinha motivo especial para estar ansioso, o paraense Mar Oliveira. “Tenho dez anos de experiência e já me apresentei em eventos de diversos Estados do país, mas no Festival de Ópera do Theatro da Paz será a primeira vez”, disse o tenor, que é natural de Castanhal e está se especializando em música em São Paulo (SP). O convite para participar do Concerto de Encerramento partiu do maestro Mauro Wrona, diretor artístico do festival, que já conhecia o talento do paraense, que é membro da Academia de Ópera do Teatro São Pedro, em São Paulo.

Mar Oliveira falou da alegria em participar de um dos maiores eventos culturais do Estado. “É uma honra como paraense fazer parte deste concerto. A responsabilidade é grande, pois é um evento grandioso feito no meu Estado, mas a felicidade em estar aqui é maior ainda. Minha família está toda aqui, e isso me deixa mais feliz”, completou o tenor, enquanto se preparava para subir ao palco.

O evento atraiu ao local um grande público, que se concentrou desde cedo em frente ao teatro. “Moro aqui próximo e prestigio o encerramento todos os anos. Trago a cadeira de casa para facilitar, pois assim posso me movimentar para qualquer lugar”, declarou a aposentada Iolanda Gomes, de 68 anos. Ao som do Hino do Pará, com todos os cantores no palco, a bandeira do Estado foi erguida no alto do Theatro da Paz, após a apresentação final, emocionando o público presente e promovendo um espetáculo à parte.

Quem se emocionou grandemente com esse momento foi o governador Simão Jatene. Acompanhado da esposa, Ana Jatene, ele assistiu ao concerto em meio ao numeroso público, mas nesse instante se levantou e acompanhou cantando o Hino do Pará. “É impossível ficar impassível a momentos como esses. Vim aqui hoje mais uma vez para me emocionar, para sentir essa emoção à flor de pele. Ficamos felizes em ver esse evento é feito por tantos paraenses para outros tantos cidadãos do Pará. É uma alegria muito grande ver esse público que aplaude e sabe dar valor ao que produzimos aqui no Estado. Vida longa ao Festival de Ópera”, declarou. (Colaborou Noely Lima)