Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Imprensa Oficial recebe mais de duas mil publicações do Banco da Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/09/2015 15h08

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) recebeu nesta segunda-feira, 21, cerca de duas mil publicações, entre livros e DVDs, doadas pelo Banco da Amazônia para reforçar o acervo do projeto Livro Solidário, que além de manter os Espaços de Leitura em escolas e centros comunitários, apoia também projetos de incentivo à leitura mantidos por comunidades da Região Metropolitana de Belém, assim como as ilhas e comunidades quilombolas.

O acervo doado pelo Banco da Amazônia faz parte da contrapartida destinada ao banco como resultado dos projetos apoiados via Lei de Incentivos. São edições como a série amazônica Um Pé de Quê?, patrocinadas pela instituição e exibido originalmente no canal Futura, que a cada programa mostra a história de uma árvore da flora brasileira; além de livros como ‘Itaboca na pororoca’ e ‘Um dia na aldeia Brilho do Sol’, entre outros.

Segundo o coordenador de Patrimônio e Gestão de Marca, Ewerton Alencar, as obras estavam paradas no estoque e sem uso. “O interesse do banco é fazer circular esse acervo e o projeto Livro Solidário foi o caminho que encontramos para fazer isso acontecer, pois temos certeza que será muito bem aproveitado pelo projeto”, aposta.

Para a coordenadora do projeto Livro Solidário, Carmen Palheta, que recebeu a doação, esse acervo só vem enriquecer e ampliar o material que será repassado para a população. “São livros que trazem um olhar científico sobre a região, impresso em alta qualidade e somará bastante ao projeto”.

Também foram entregues mais uma grande quantidade de livros, revistas e gibis arrecadados pela Gincana Solidária desenvolvida pelo Banco da Amazônia entre os funcionários, como a finalidade de angariar títulos diversos que atendessem públicos igualmente amplos.  

Livro Solidário conquista novos leitores mirins na feira do Chocolate e Flor Pará

A Imprensa Oficial do Estado esteve presente em mais uma edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará com o projeto Livro Solidário, integrando o estande do governo do Estado, organizado pelo Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC). O evento encerrou neste domingo, 20, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Acompanhado da primeira dama, Ana Jatene, o governador Simão Jatene visitou a festival e o estande do NAC, ocasião em que reforçou a necessidade de expandir o projeto Livro Solidário às áreas periféricas de Belém. “Essa observação do governador vai ao encontro do nosso objetivo, pois estamos, a cada dia, buscando levar o Livro Solidário para locais com maior índice de vulnerabilidade social, como ilhas, quilombolas e outros bairros periféricos da cidade”, reforçou a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta.

Durante o evento, a criançada visitou o estande e ficou encantada com os livros expostos, como foi o caso do pequeno Juhan, de 8 anos, que além de ler os livros, ainda narrou a historinha para as técnicas do projeto. As gêmeas Lídia e Ligia, de 6 anos, disseram que gostaram muito do espaço e dos livros para colorir. Já Camily, também de 6 anos, contou que gostou mais dos livros de contos de fada. Até mesmo quem ainda está articulando as primeiras palavras, brincou com os livros expostos no espaço destinado ao Livro Solidário, como a pequena Laura, de apenas um ano e seis meses, que foi levada pela mãe para brincar com os livros.

A estudante da Escola Lar de Maria, onde existe um Espaço de Leitura mantido pela Imprensa Oficial, visitou o espaço e relembrou a sua atuação como uma linda borboleta na peça encenada durante o Sarau Livro Solidário, realizado no primeiro semestre deste ano. “Foi muito lindo. Minha fantasia ficou muito bonita e gostei muito de participar”, contou empolgada.

“Cada criança que a gente captura com a leitura, nos deixa emocionados, pois é uma sementinha que começa a germinar e, para nós, significa um futuro leitor”, destacou a técnica do projeto Ângela Rodrigues.