Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEVOLUÇÃO

Adepará atua no recebimento de embalagens de agrotóxicos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/09/2015 12h10

Nos dias 22 e 23 a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) atuou mais uma vez em parceria com a Associação do Comércio Agropecuário do Pará (Acap) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) no projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Dessa vez, a ação foi realizada no município de Santa Isabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, e teve apoio do Ministério Público Estadual.

O Recebimento Itinerante de embalagens vazias tem como objetivo auxiliar o produtor rural na retirada das embalagens de circulação no campo, já que a legislação versa que ele tem que devolver os recipientes utilizados. A Adepará participa da ação fiscalizando desde a comercialização e uso até a logística reversa (devolução das embalagens). Ainda esse ano serão feitos os Recebimentos Itinerantes nos municípios de Canaã dos Carajás (15/10), Castanhal (13/11) e Capitão Poço (20 e 21/11).

“É o segundo ano de parceria com o Inpev, mas esse trabalho já vinha sendo feito de forma constante em anos anteriores pela Adepará, que através da educação sanitária vem instruindo os produtores sobre a importância do programa de coleta de embalagens”, explica Jarleane Aldeota, agente de Fiscalização Agropecuária (AFA) da Adepará em Santa Isabel. Ao lado dela também participaram da ação os fiscais estaduais agropecuários Liduína Cavalcanti e Ricardo Rodrigues, ambos de Santa Isabel do Pará, e João Carlos Melo, de Vigia.

De acordo com a gerente da Central de Recebimento de Agrotóxicos do Inpev, Márlia Dourado, a coleta desses dois dias foi a mais proveitosa dos dois anos de parceria, com mais de 1.500 embalagens recebidas. “Isso é fruto de um trabalho de convencimento do produtor, que já tem consciência da necessidade dessa devolução das embalagens. Parte delas será reciclada e a parte que não puder passar por esse processo será destruída”.

Pela Adepará, o projeto de recebimento de embalagens é coordenado pela Gerência de Revenda de Insumos Vegetais, que alerta os produtores para a importância dessa devolução. Não se deve descartar (jogar no lixo comum ou enterrar), queimar ou reutilizar para quaisquer fins os recipientes, sob hipótese alguma.

O Inpev foi criado pela indústria de fabricação de agrotóxicos para fazer a gestão pós-consumo das embalagens. A central de recebimento de embalagens vazias funciona no município de Paragominas e o posto de recebimento em Marabá, na Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Marabá e Região (Aciamar).