Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Prevenção contra DSTs e Aids é tema de palestra a internos da Fasepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/09/2015 17h55

Com o objetivo de informar e conscientizar sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e Aids, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), apresentou nesta sexta-feira (25) palestra aos jovens que cumprem medida socioeducativa no Centro de Adolescente em Semiliberdade (CAS), em Icoaraci.

Além de buscar iniciativas que possibilitem integrar e fortalecer as instituições públicas que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, a ação visa qualificar o atendimento socioeducativo por meio da prestação de serviços básicos direcionados aos adolescentes e familiares. “Não tenho muita informação sobre este assunto, mas acho importante que os jovens recebam mais orientação sobre isso. Nunca conversei com meus pais sobre sexo porque tenho vergonha, mas é preciso conhecer para se prevenir destas doenças”, destacou um dos internos participantes, de 16 anos, que há nove meses cumpre medida socioeducativa.

Estes encontros ocorrem mensalmente no CAS com diferentes temáticas, escolhidas de forma coletiva em assembleias feitas com os adolescentes e familiares, o que faz com que os profissionais envolvidos na ação sintam-se desafiados a pensar em novas estratégias de abordagens para sensibilizar um número cada vez maior de participantes nestas atividades. A programação teve ainda a apresentação de vídeos educativos e a distribuição de preservativos.

A palestrante Sandra Araújo, que integra a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecto-Parasitárias (Uridipe), da Sespa, diz que a principal causa de as pessoas serem infectadas pelo vírus da Aids e outras doenças ainda é a falta de informação e a falsa sensação de que essas doenças nunca irão acometer aquela determinada pessoa. “Por isso, viemos informar e conscientizá-los sobre a importância da prevenção e os cuidados em relação a estas doenças”, frisou.

Para a representante do Eixo Saúde da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, Socorro Soares, “estes jovens têm vida sexual ativa e, portanto, precisam receber maiores esclarecimentos sobre estes assuntos. De forma clara e sem tabus, para que eles tenham condições de se prevenir e levar estas informações a outras pessoas”, ressaltou Socorro. Segundo ela, este assunto ainda é cercado de muito preconceito.