Fundação Pro Paz realiza a última Conferência Regional de Juventude
Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou a Conferência Regional de Juventude na Região Metropolitana de Belém. Realizada no auditório da Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur), o evento contou com a presença de cerca de 500 jovens e foi o último encontro antes da Conferência Estadual, marcada para ocorrer entre os dias 29 e 31 de outubro, em Belém.
Construir um diálogo, utilizando ferramentas do universo digital como a conectividade a favor da luta pela igualdade, troca de experiências e integração, de forma que se fortaleça a garantia dos direitos e a conquista de novos espaços pelos jovens, ao mesmo tempo em que o coloca como protagonista no processo de construção da realidade. Com essas propostas as conferências da juventude acontecem desde 2008. A conferência da região metropolitana envolveu, além da capital, os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.
Ao todo, foram realizadas 13 conferências de juventude que englobaram todas as regionais do Estado: Metropolitana, Guamá, Rio Caeté, Araguaia, Carajás, Tocantins, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Rio Capim, Xingu, Tapajós e a regional do Marajó, que foi dividida em duas conferências, dos campos e da floresta. As conferências contaram com a participação de cerca de 2.500 jovens e tiveram abrangência em 75 municípios paraenses.
O objetivo é de que, durante as conferências regionais, as diferentes regiões do Estado criassem propostas, para que, durante a conferência Estadual, estas propostas sejam agregadas ao plano Estadual da Juventude, criado de forma coletiva e colaborativa por jovens de todas as regiões do Pará.
Para o coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, a ideia é ouvir a necessidade da juventude nas mais diversas regiões do Estado. “Queremos que eles proponham ações para o governo nas áreas da saúde, educação, qualificação profissional e em outras áreas nas quais se sintam contemplados. Levamos as conferências para todas as regionais do Estado e ouvimos a juventude dessas diversas regiões. Esse é o nosso maior ganho, trazer para a Conferência Estadual propostas da juventude de todo o nosso Estado”, disse.
Para Dhívia Araújo, 17 anos, as discussões travadas foram positivas para a juventude. “A gente lutou muito para isso e aqui tivemos a oportunidade de mostrar nossos ideais. Só nós, jovens, sabemos os nossos anseios e por isto, somos nós que devemos defender nossos direitos e cobrar, do governo do Estado, políticas públicas para nós”, concluiu.
Para o gerente de Juventude da Sejudh, Renato Smith, o principal objetivo das conferências é proporcionar aos jovens a possibilidade de dialogar com o Estado. “Partimos de dois pressupostos básicos: conectar os jovens entre si para fazer que eles se conheçam e, depois, transformá-los em protagonistas da sociedade e dos seus futuros. Ligá-los uns aos outros para que, juntos, cobrem demandas para que o Estado possa atendê-los é o nosso objetivo”, afirmou.
A Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em Belém, está marcada para ocorrer entre os dias 29 e 31 de outubro. O local ainda será divulgado. A conferência é aberta para todos os jovens do Estado.