Arcon deflagra operação no sudeste do Pará
Desde a madrugada desta segunda-feira (18), homens da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) fiscalizam o transporte intermunicipal de passageiros no sudeste do Estado, a partir de Parauapebas. A operação visa ordenar o ir e vir de passageiros em regime de afretamento, operacionalizado por uma frota de aproximadamente 350 ônibus e micro-ônibus, alimentando, sobretudo, os grandes projetos de mineração.
Cerca de 120 veículos do sistema de afretamento foram fiscalizados. Por outro lado, as próprias empresas também passam a ser regularmente visitadas, a fim de fornecerem informações mais detalhadas sobre rotas, horários de trabalho, itinerários alternativos, pontos de parada, assim como as condições operacionais dos veículos.
À frente da ação, o diretor de controle financeiro e trifário da Agência, José Croelhas, explica que a ação busca alinhar o alinhamento econômico e o consequente aperfeiçoamento do serviço. "Trata-se de uma abordagem preditiva, pois somente as empresas saudáveis conseguem, de fato, retroalimentar investimentos que garantam a necessária e desejada melhoria do serviço", considera Croelhas.