Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

Devotos prestigiam concerto 'Um canto para Maria' em Castanhal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2015 10h20

Na noite desta sexta-feira (16), dezenas de pessoas prestigiaram o concerto “Um Canto para Maria”, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal, nordeste do Pará. O governador Simão Jatene e a primeira-dama, Ana Jatene, acompanharam a apresentação. A ONG Rede Solidária Pará é a responsável pelo evento, que reúne sete corais institucionais e uma orquestra em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

O evento, inédito na cidade, atraiu Ediléia Inoie, 40 anos. A dona de casa ficou sabendo da programação no informativo da paróquia São José, que ela frequenta. Ao lado do filho Guilherme, 13 anos, ela se emocionou com a interpretação das músicas marianas. “A canção é a oração que vai ao coração. Não consegui controlar as lágrimas durante a apresentação tão bonita. Faço questão de ensinar aos meus quatro filhos a importância da fé, por isso o trouxe comigo. Todos desenvolvem atividades na igreja”, contou. Guilherme, que está aprendendo a tocar flauta doce, estava encantado com a apresentação. “Nunca tinha visto um concerto tão bonito. Dá até vontade de tocar em uma orquestra como essa”, disse o menino.

No dia 7 de outubro o evento lotou a Basílica Santuário de Nazaré, em Belém. A apresentação, que ocorre desde o ano de 2000, já se tornou uma tradição dentro da programação cultural que antecede o Círio. “É uma alegra muito grande poder trazer o concerto para Castanhal. Além de divulgarmos o trabalho desenvolvido, também estamos evangelizando, chegando no melhor das pessoas, que é a alma”, explicou a coordenadora e solista do evento, Patrícia Oliveira.

O público aplaudiu de pé e cantou várias músicas, como “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, que levantou quem estava sentado no banco. A plateia também participou em músicas conhecidas pelos devotos durante as procissões do Círio, como “Nossa Senhora”, “Maria de Nazaré” e “Círio outra vez”, entre outras.

Foi um momento de emoção quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré entrou na Catedral nas mãos de dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano de Castanhal, e foi colocada em uma berlinda no altar da igreja. Os corais e solistas cantaram por cerca de uma hora e meia. Ao final, o governador cantou, ao lado dos integrantes dos corais, a música “Romaria”, de Renato Teixeira. “Eu me criei nessa cidade. Estar aqui é lembrar momentos maravilhosos da minha infância e juventude em lugares especiais. Esse é um momento de alegria”, disse o governador.

O bispo de Castanhal enalteceu a participação do Coral Timbres, formado por detentos da Superintendência do Sistema Penal (Susipe). “É uma bonita ideia e a oportunidade de valorizar essas pessoas. Todos estão de parabéns pela bela apresentação. Foi uma ótima oportunidade para dar início às homenagens da Romaria de Castanhal, que começam neste sábado”, afirmou Dom Carlos.

Neste domingo (18), ocorre a XVII Romaria Castanhal em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. São esperados mais de 300 mil fieis na procissão, que é uma das maiores romarias do interior do Pará. O concerto “Um Canto para Maria” ainda terá mais uma apresentação, no dia 18 de novembro, às 20h, na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.