Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

“Círio de Todos os Timbres” terá apresentação de Dione Colares e Paulo José Campos de Melo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/10/2015 18h06

A cantora lírica Dione Colares e o pianista Paulo José Campos de Melo fazem o concerto de encerramento do projeto “Círio de Todos os Timbres”, promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) com o objetivo de homenagear Nossa Senhora de Nazaré. A apresentação será na próxima quarta-feira, 21, às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém, que fica localizada na Praça Frei Caetano Brandão, s/n, no bairro da Cidade Velha.

No musical denominado “Cantos Espirituais” a soprano e o pianista irão executar cantos sacros e músicas de louvor dos negros norte-americanos. É uma oportunidade que o público tem de apreciar a bela voz da soprano paraense e o som do Órgão da Catedral, já que o pianista é organista da Sé e um dos únicos músicos em Belém, com formação, que toca esse instrumento.

Há quatro anos, na época dos festejos nazarenos, Dione Colares e Paulo José Campos de Melo realizam o espetáculo. “Queremos mostrar de forma artística um trabalho sacro e também usar a igreja e o órgão da Catedral com essa finalidade artística, com repertório de concerto e apresentado por profissionais da área”, afirma a soprano.

Este ano, os musicistas vão apresentar oito Ave Marias, de períodos musicais que vão do Barroco até o Romantismo. Há composições de Saint-Saens, Giuseppe Verdi, Antonio Carlos Gomes, Caccini, Schubert e Gounod.

A soprano Dione Colares conta que por todos os séculos Maria vem sendo inspiração para esses compositores e é um momento em que as pessoas tem a oportunidade de conhecer outras composições que prestam homenagem a Maria, mas que não são tão conhecidas do grande público. “Já é esperado pelo público que cantemos Schubert e Gounod. Fazemos o concerto para mostrar que existe uma infinidade de Ave Marias tão bonitas quanto”, destacou a soprano.

O “Círio de Todos os Timbres” começou no dia 14 de outubro. A programação foi criada pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UEPA com o objetivo de homenagear a padroeira da Amazônia.

Serviço:

Círio de Todos os Timbres – ‘Cantos Espirituais’ com Dione Colares (Soprano) e Paulo José Campos de Melo (Órgão da Sé)

Data: 21.10 (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Catedral Metropolitana de Belém (Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha)

Entrada Franca