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Fasepa e Seduc debatem diretrizes educacionais a adolescentes infratores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/10/2015 18h03

Aprimorar a proposta pedagógica curricular do ensino em sala de aula para adolescentes privados de liberdade foi o foco de encontro entre representantes da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na terça-feira (20), na fundação. O momento visou consolidar as discussões para a elaboração final do Plano Político Pedagógico, e assim estabelecer as diretrizes curriculares na socioeducação, levando em considerando as especificidades destes alunos.

“Este momento representa mais uma importante etapa que possibilitará o desenvolvimento educacional dos jovens a partir da construção de uma metodologia específica que, certamente, resultará em um melhor aprendizado e formação escolar, além de buscarmos cada vez mais fortalecer a parceria com a Seduc para criarmos uma agenda permanente para pautarmos estes assuntos”, disse o presidente da Fasepa, Simão Bastos.

Durante o encontro os participantes contribuíram com encaminhamentos e sugestões relacionados à pauta, composta ainda por coordenadores pedagógicos e técnicos das unidades socioeducativas. A coordenadora do Exame Supletivo para Jovens e Adultos (Enceja), Núlcea Azevedo, avaliou que todos estão empenhados para conseguir definir a proposta pedagógica curricular em tempo hábil e que isso representará um salto qualitativo na educação destes jovens. Até o fim deste ano, estão previstos outros encontros para fazer alguns ajustes finais referente à temática em questão.

“Poderemos atender uma demanda muito comum a este público, que é a questão da qualificação profissional, cursos técnicos profissionalizantes voltados ao mercado de trabalho, um melhor investimento com a possibilidade de capitação de recursos estaduais e federais direcionados a educação”, esclareceu a coordenadora.

O convênio de cooperação técnica entre a Fasepa e a Seduc é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que já têm um conjunto de ações pedagógicas, em que os profissionais da Seduc ministram aulas aos adolescentes nas unidades socioeducativas.

Um dos principais avanços dessa parceria está a fundação da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa, que funciona na Unidade de Atendimento Socioeducativo Ananindeua, a primeira do Norte do país, destinada exclusivamente à educação de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação. Novos encontros serão definidos para que, até o início do ano letivo de 2016, o Plano Político Pedagógico já esteja operacionalizando o conteúdo programático junto aos adolescentes.