Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAIR PLAY

Projeto leva princípios do fair-play a socieducandos do CIAM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/09/2017 00h00

Imagine uma partida de futebol sem árbitro, contando apenas com a atuação dos próprios jogadores para garantir a lisura do jogo? Essa experiência foi colocada em prática no último dia 13, durante uma disputa que reuniu 25 jovens do Centro de Internação de Adolescentes Masculinos (CIAM), gerido pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), acompanhados por uma equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), monitores e professores.

O jogo foi realizado na quadra do CIAM, no Conjunto Sideral, como parte do Projeto “Minha Vida é Jogo Limpo!”, fundamentado nos princípios do fair-play (de respeito entre adversários em competições esportivas, particularmente na modalidade futebol). A partida teve regras próprias, mas sem a figura do juiz. No lugar do árbitro, atuou um mediador. A intenção dos profissionais de socioeducação do CIAM com a experiência foi incentivar os alunos a serem juízes de si mesmos, mas sempre com respeito aos adversários, trabalhando a questão da autoestima e do relacionamento interpessoal.

Até se chegar à partida de futebol houve toda uma preparação dos alunos por meio de oficinas de relaxamento, confecção de origamis, alongamento psicofísico, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e exibição de vídeos. Ao final, foi servido um lanche aos participantes da programação, focada na cultura de paz.

O Projeto “Minha Vida é Jogo Limpo!” é desenvolvido pelos professores Vitória Felippe e Expedito Ferreira, ambos da Seduc, e pretende envolver todos os alunos internados no CIAM.