Conferência Estadual de Juventude acontece neste final de semana, em Belém
O Hotel Gold Mar, em Belém, recebe neste final de semana a programação da III Conferência Estadual de Juventude do Pará, organizada pela Fundação Pro Paz e Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEJUDH). O evento marca a culminância de um processo iniciado em julho, com a realização da primeira das treze Conferências Regionais de Juventude, que levantou as principais demandas do segmento às diversas regiões do Estado. O evento será nos dias 29, 30 e 31 de outubro.
Ao longo de três dias os participantes trabalharão no sentido de construir um diálogo que fortaleça a garantia dos direitos e a conquista de novos espaços pelos jovens, ao mesmo tempo em que os coloca como protagonistas no processo de construção da realidade, propostas das Conferências da Juventude desde que foram implantadas no Estado, em 2008.
Durante três meses, a equipe do Pro Paz Juventude percorreu treze regiões do Estado - Metropolitana, Guamá, Rio Caeté, Araguaia, Carajás, Tocantins, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Rio Capim, Xingu, Tapajós e Marajó - onde a programação foi dividida nas conferências dos campos e da floresta. As Regionais contaram com a participação de cerca de quase três mil jovens de 75 municípios paraenses. Durante esses encontros, 591 delegados foram eleitos para representar o Estado.
“Percorremos durante três meses todas as regiões do Pará para ouvir os jovens do Estado. O momento agora é de discussão e reflexão sobre seus anseios, onde o Estado assume o compromisso da democratização do debate, buscando a consolidação de uma política de juventude capaz de assegurar direitos, para o fortalecimento do protagonismo juvenil. A Fundação Pro Paz e a SEJUDH são as pontes do Estado com esses jovens e temos a certeza que deste projeto surgirá bons frutos”, afirma Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.
As propostas apresentadas serão agregadas ao Plano Estadual da Juventude, criado de forma coletiva e colaborativa por jovens de todas as regiões do Pará. O programa Pro Paz Juventude promove a cidadania e garantia dos direitos dessa parcela da população por meio de políticas que garantam o ingresso e a recolocação do jovem no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional, e que propiciem o empoderamento para que ele se torne protagonista do processo de construção da realidade, com uma participação política mais atuante e forte.
Raimundo Rodrigues, coordenador do Pro Paz Juventude, destaca a importância da participação da sociedade civil. “O processo de estruturação de uma Politica de Estado para a Juventude Paraense passa por mais uma etapa. A Conferência Estadual de Juventude é mais uma ferramenta de diálogo da sociedade civil com o poder público. Fortalecer o protagonismo juvenil e continuar esse processo de construção é o objetivo central. Muito já foi construído mas ainda temos muito a construir. Assim sendo se torna cada vez mais necessário buscarmos solucionar as mazelas que atingem a nossa juventude e construir um permanente diálogo que tenha como objetivo a construção de uma cultura de paz”, afirmou.
A Conferência Estadual será aberta na quinta-feira, 29, às 14h, Na sexta-feira (30) e no sábado (31), a programação transcorre de 8h30h as 18h.