Santa Casa realiza II Fórum de Assistência Integral e Humanizada do Recém-nascido Prematuro
Gestores, profissionais e estudantes da área de saúde participam, na próxima quinta-feira, 21, das 8h às 17h, do II Fórum sobre as Práticas de Assistência ao Recém-nascido Prematuro da Fundação Santa Casa do Pará e Maternidades. A programação fortalece o novembro roxo (mês dedicado à conscientização sobre o nascimento prematuro), que será realizado no auditório do Centro de Estudos e Treinamentos em Saúde da Instituição.
O evento é direcionado àqueles que atuam ou pretendem trabalhar na assistência neonatal do prematuro e teve entre seus objetivos compartilhar e ampliar o conhecimento sobre esses cuidados do ponto de vista da assistência e também do planejamento e gestão em saúde.
Referência - A Santa Casa é referência na assistência materno infantil para todo o Estado e atende grávidas e recém nascidos de alto risco.
Por conta dessa referência, o percentual de prematuros no hospital varia de 25 a 30% do total de nascimentos. Em função dessas características, o hospital é um centro de qualificação para os cuidados com o RN prematuro, sendo certificado pelo Ministério da Saúde como Referência Estadual a Atenção Humanizada ao Recém Nascido - Método Canguru.
A instituição também integra a Iniciativa Hospital Amigo da Criança- IHAC, promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno, que garante o alimento mais saudável para os recém-nascidos.