Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult promove exposição em alusão à Independência do Brasil

Por Iego Rocha (SECULT)
06/09/2024 16h34

Em alusão ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), promove a exposição “A Independência do Brasil no Pará: as correspondências de José Bonifácio com o Grão-Pará”. A mostra abre na próxima segunda-feira (9), e a visitação é gratuita, até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 14h. 

A exposição conta com documentos históricos pertencentes ao Apep, contendo correspondências de José Bonifácio com as autoridades da Província do Grão -Pará.  São documentos datados de antes e depois do processo de independência e evidenciam a preocupação de Bonifácio em manter um diálogo com a província. O Grão-Pará continha uma imensa área que abrangia quase toda a Amazônia Legal.

Entre os destaques da exibição, a figura de José Bonifácio de Andrada e Silva, que teve um papel decisivo no processo de independência do país, aconselhando Dom Pedro I. O seu envolvimento com o Príncipe Regente contribuiu na construção das bases políticas e institucionais do país durante os anos que antecederam a independência. Sua carreira abrangeu cargos importantes, como ministro do Reino e dos Estrangeiros do Brasil e tutor de Dom Pedro II. Além disso, suas contribuições para a ciência, especialmente em geologia e mineralogia, o tornaram um notável cientista.

O dia 7 de setembro de 1822 é marcado pela Independência política do Brasil, um fato de grande relevância para a história do país. A data movimenta diversas discussões em torno de cidadania, projetos de nação, mudanças e permanências sociais, econômicas e políticas.

Local: Arquivo Público do Estado do Pará.
Endereço: Campos Sales com 13 de Maio, 273, Campina
Data: 09 a 30/09/2024, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Entrada gratuita.

Texto: Juliana Amaral, Ascom Secult