Agricultores de APA contam com atendimentos para regularização ambiental e fundiária
O Governo do Pará deu início, nesta terça-feira (6), ao mutirão de atendimentos para regularização ambiental e fundiária para agricultores que moram na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, localizada nas regiões dos municípios de São Félix do Xingu e Altamira.
A ação, que seguirá até o dia 13 de agosto, na Vila Central da APA, faz parte da implementação da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX), iniciativa que integra as ações do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, que foi lançado pelo Executivo durante a 28ª Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, realizada em 2023.
"Unidade de Recuperação” é a nova categoria de proteção criada para áreas públicas estaduais em processo de regeneração da cobertura vegetal nativa após o desmatamento ilegal. O modelo é inédito no Brasil e a área da URTX é de 10 mil hectares. A concessão prevê até 40 anos para execução do projeto de restauração.
A previsão é de que quatro milhões de toneladas de carbono sejam sequestradas – o equivalente a 13 milhões de viagens de carro entre São Paulo e Belém. O Governo do Pará estima ainda que a Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu vai gerar 2 mil novos postos de trabalho formais na região.
A ações são realizadas pelo Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil).