Grupo de trabalho de segurança de barragens inicia vistoria em Barcarena
Nesta terça-feira (26), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que coordena o Grupo de Trabalho de Segurança e Estudo de Barragens (GT Barragens), criado pelo Governo do Estado, inicia as vistorias técnicas nos empreendimentos de Barcarena. Em 3 dias, os técnicos das Semas, em conjunto com representantes da Promotoria de Justiça de Barcarena, devem avaliar as estruturas de contenção de rejeitos de mineração de duas grandes empresas.
A etapa da vistoria é considerada uma das mais importantes, porque os depósitos onde os materiais são armazenados possuem características que os diferenciam de barragens.
O GT Barragens já vistoriou estruturas de contenção em outros municípios do estado. Entre os dias 13 e 14 deste mês, foram concluídas as inspeções em empreendimentos nas cidades de Juruti e Canaã dos Carajás. No último sábado (23), foram encerradas, ainda, as avaliações nas estruturas de Paragominas.
As informações coletadas durante as análises serão encaminhadas para o Grupo de Trabalho. O objetivo é que o colegiado de instituição que compõe o GT possam participar da criação de normas e leis que vão compor o Plano Estadual de Segurança de Barragens.