Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Fundação Santa Casa do Pará certifica 51 médicos residentes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/02/2019 15h29

A Fundação Santa Casa realiza, nesta terça-feira (26), a partir das 19h, no Hangar Centro de Convenções, a cerimônia de encerramento da Residência Médica (RM) para 51 novos especialistas. Os profissionais serão certificados em Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

No estado do Pará, o primeiro programa de Residência Médica foi o de Pediatria, no ano de 1977, credenciado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), porém com funcionamento no Hospital da Santa Casa – durante muitos anos o único campo de prática da Faculdade de Medicina da instituição de ensino. Em 1986, por meio da resolução 1.316, a então Santa Casa de Misericórdia do Pará iniciou seu primeiro programa de RM em Clínica Médica, em parceria com a UFPA.

Os médicos interessados em fazer parte dos Programas de Residência oferecidos pela Fundação Santa Casa deverão ser aprovados em processo seletivo público, que tem edital publicado no Diário Oficial do Estado, geralmente no mês de outubro. Os aprovados cumprem uma carga horária de 2.880 horas/ano.

Atualmente, são mantidos doze programas de Residência Médica na Fundação Santa Casa, todos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). São eles: Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Pediatria, Radiologia, Diagnóstico por Imagem, Hepatologia e Medicina Intensiva Adulto.