Novas redes de água serão testadas em São Brás, Fátima e Umarizal, na quinta-feira (16)
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza, na próxima quinta-feira (16), o teste de funcionamento das novas redes de abastecimento de água de algumas ruas dos bairros São Brás, Umarizal e Fátima, em Belém. A ação requer a interrupção do fornecimento de água em alguns pontos do bairro, das 22h do dia 15 às 12h do dia 16 de fevereiro.
O teste de estanqueidade é necessário para garantir que a rede implantada está em perfeito funcionamento. O teste é feito após a setorização da rede, uma das etapas da obra de substituição da rede, mais um investimento do Governo do Pará, por meio da Cosanpa.
Cada setor está sendo dividido em Distritos de Medição e Controle (DMC) para melhor monitoramento da área de abastecimento. A medida permite que, quando haja vazamento, seja possível interromper o abastecimento da área que corresponde ao DMC apenas da rede danificada, sem interferir no abastecimento de outras áreas. Hoje, quando ocorre um vazamento, ainda é necessário parar o setor inteiro para reparar o dano da rede, prejudicando diversos usuários.
Os moradores ativos (adimplentes e inadimplentes) da área onde foi feita a setorização já receberam novos hidrômetros. Os que constavam do cadastro da Companhia como inativos (que pediram o desligamento do seu ramal à rede da Cosanpa por construção de poço próprio ou qualquer outro motivo) receberam avisos sobre a implantação da rede nova e a possibilidade de se religarem, com a ativação do seu ramal. A Cosanpa informa que a rede antiga está sendo desativada, e com ela todos os ramais antigos, incluindo os clandestinos.
Os clientes que possuem caixa d’água em casa não sentirão a falta do serviço. Após a conclusão do trabalho, o abastecimento será normalizado de forma gradativa.
A substituição das redes de fornecimento de água é uma das etapas do Projeto Controle e Redução de Perdas da Cosanpa, que busca diminuir o desperdício de água, melhorar a qualidade do serviço prestado à população e garantir a regularidade de abastecimento e pressão da água que chega à casa dos usuários.
As etapas da obra incluem escavação para implantação da rede; execução das soldas de eletrofusão, para conectar os trechos implantados, e as interligações. Após esse processo, é feita a recomposição definitiva dos pontos.
O abastecimento será interrompido para teste das novas redes nas ruas do DMC 6.2:
Avenida Alcindo Cacela entre Rua Bernal do Couto e Av. José Malcher
Rua Bernal do Couto entre Av. Alcindo Cacela e Trav. Antônio Baena
Travessa Antônio Baena entre Rua Bernal do Couto e Rua Antônio Barreto
Avenida José Bonifácio entre Av. José Malcher e Rua Antônio Barreto
Av. José Malcher entre Avenida Alcindo Cacela e Avenida José Bonifácio
Rua Antônio Barreto entre Avenida Alcindo Cacela e Avenida José Bonifácio
Rua Domingos Marreiros entre Av. José Bonifácio e Av. Alcindo Cacela
Av. Magalhães Barata entre Avenida José Bonifácio e Tv. 14 de Abril
Rua Antônio Barreto entre Avenida José Bonifácio e Av. José Malcher
Passagem Lameira entre Tv. 3 de Maio e Trav. Antônio Baena
Rua Diogo Moia entre Trav. Antônio Baena e Av. Alcindo Cacela
Travessa 9 de Janeiro entre Trav. Antônio Baena e Av. Alcindo Cacela
Travessa 14 de Abril entre Rua Silva Castro e Av. José Malcher
Avenida Castelo Branco entre Av. José Malcher e Rua Antônio Barreto
Rua João Balbi entre Passagem Professora Antônia Nunes e Av Alcindo Cacela
Rua Boaventura da Silva entre Av Alcindo Cacela e Av. José Bonifácio
Rua Oliveira Belo Av Alcindo Cacela e Rua Antônio Baena.