Secult divulga lista de técnicos e cantores classificados para Formação em Ópera
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) divulgou nesta sexta-feira (24) a lista dos classificados para o II Curso de Formação em Ópera, após etapa de análise dos vídeos (para cantores) e dos currículos (para técnicos). Da lista constam todos os candidatos considerados aptos a concorrer às bolsas e também os 24 nomes que compõem o cadastro de reserva, que poderão receber a bolsa em caso de impedimento do candidato classificado.
Após o prazo recursal, a lista final com os candidatos aprovados para as 80 bolsas será divulgada no próximo dia 29 (quarta-feira), de acordo com a ordem decrescente de notas, a partir da análise realizada por um corpo de jurados com reconhecida experiência na área musical e técnica.
O júri para avaliação dos cantores foi composto por Dione Colares de Souza, educadora musical e professora de canto da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA); Vanildo Palheta Monteiro, professor da Escola de Música da UFPA e regente de Coro do Festival de Ópera do Theatro da Paz; Maria Antonia Jiménez Rodríguez, coordenadora de Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes e regente do Coro Carlos Gomes.
Os jurados para a seleção dos técnicos foram Jaime Amaral, diretor da Escola de Teatro e Dança da UFPA; Claudio de Barros Tavares, ator, produtor cultural e preparador de elenco, e Iara Regina da Silva Souza, professora da Escola de Teatro e Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.
O II Curso de Formação em Ópera é uma ação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, promovido pelo governo do Estado, que por conta da pandemia de Covid-19 foi adaptado para a modalidade digital, dando ênfase à formação de artistas e técnicos em todo o território paraense.
A lista está disponível no site do Festival de Ópera: http://festivaldeoperatp.com/