Santa Casa orienta usuários sobre cuidados com saúde dos rins
Profissionais de saúde da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará lembraram o Dia Mundial do Rim com a distribuição de panfletos e orientações às pessoas que estiveram no hospital nesta quinta-feira (12). A data foi criada com o objetivo de informar sobre fatores de risco e prevenção da doença renal crônica. Entre as informações repassadas à população estão: ficar atento a sintomas, como inchaço sem causa aparente; sangue na urina; urina que forma espuma após a micção; perda de peso e de apetite; fraqueza; náuseas; gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia e, nas crianças, também a dificuldade de crescimento.
O material informativo, produzido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), reforça a necessidade da dosagem de creatinina nos exames de rotina, principalmente em pessoas com histórico de doença renal na família; diabéticos; hipertensos; pessoas com doenças cardiovasculares; obesos e fumantes; pessoas que apresentam infecções urinárias e cálculos renais de repetição, e ainda quem faz uso de medicamentos que podem comprometer os rins.
Outras recomendações são manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física regular, controlar a pressão arterial e o peso, não fumar, beber água, não tomar remédio sem orientação médica, consultar um médico regularmente e fazer exame de creatinina no sangue.
Desde 2011, a Santa Casa possui o Serviço de Terapia Renal Substitutiva, referência para tratar doenças renais, com atendimento para crianças e adolescentes, oferecendo nefrologia pediátrica, hemodiálise pediátrica, ambulatórios, enfermarias e interconsultas, realizadas por uma equipe multiprofissional. A Santa Casa também realiza desde 2019 o transplante renal pediátrico.