Adepará estreita laços com profissionais de todo o Brasil
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) desenvolve e põe em prática estratégias para potencializar a execução das metas estabelecidas pelo Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros (PCRH), a cargo da Gerência de Defesa Animal do órgão. Uma delas é o intercâmbio com profissionais de todo o Brasil. Em 2019, várias ações foram feitas em conjunto com técnicos de outros estados e o objetivo é aumentar essa interatividade, em prol de uma defesa agropecuária única e fortalecida.
Uma das parcerias foi com o Instituto Mineiro Agropecuário (IMA). Outra foi o trabalho com servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), além da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), onde foram estreitados laços e abertos espaços para a Adepará participar de treinamentos e ações que visassem métodos efetivos de controle da raiva.
Os encontros e treinamentos focaram no controle efetivo da raiva dos herbívoros, onde foram repassadas orientações e técnicas sobre biologia dos morcegos hematófagos, noções de taxidermia (montar ou reproduzir animais para estudo), estratégias de identificação e cadastramento de abrigos, capturas diurnas dos animais em abrigos, e noturna em instalações.