Governo do Pará solicita apoio do governo federal para liberação da BR-163
O governador do Pará, Helder Barbalho, entrou em contato com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na manhã desta sexta-feira (13), para que ele auxilie nas negociações da liberação da BR-163. A via está bloqueada há quase uma semana por um protesto realizado por garimpeiros da região que pedem a legalização das atividades. O trecho interditado fica em Moares de Almeira, distrito de Itaituba, no oeste do Estado.
O chefe do executivo cumpre agenda em Brasília, nesta sexta e solicitou ao ministro da Casa Civil que atenda uma comissão de manifestantes e produtores da região para que o grupo possa discutir as reivindicações da comunidade local. Onyx Lorenzoni atendeu ao pedido do governador e na próxima segunda-feira (16) a Casa Civil estará à disposição o Ministério de Minas e Energia, FUNAI, Ministério do Meio Ambiente, Exército Brasileiro e outros órgãos para auxiliar nas negociações para uma reunião.
A BR-163 é uma das principais vias utilizadas para a exportação de grãos do Estado. O governador acompanha a situação e já fez contato com as autoridades locais para tratar sobre o assunto: "Eu gostaria de fazer um apelo para que, em gesto de bom senso, os garimpeiros liberem a BR-163, para que o fluxo da rodovia possa voltar ao normal. Na segunda-feira eles terão a oportunidade de expor ao governo federal as manifestações, as solicitações e as reivindicações que serão feitas pela comunidade local", finalizou o governador.