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COMUNICAÇÃO

Participantes do “Mais Alfabetização” realizam intercâmbio entre escolas públicas

Localidade: Diversas localidades
13/12/2018 16h56
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC
DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/03a46cb7-e790-4f83-b6b3-c57203946c0b.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC
DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/7fd81cf7-b7bc-4182-b04f-66c3f210609c.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
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Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC
DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/5e0899f6-fd72-4d7b-a723-80329cac0f64.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, a diretora Oneide Bojo (e), da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém.

FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC
DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/11851859-9ae4-4d52-81fe-81d4cb9aa0c1.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, a diretora Oneide Bojo (e), da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém. FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, Solange Barros da Silva, coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc e do Programa Mais Alfabetização.

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DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/f7355232-d8e3-4d97-b6cc-a70bf41305a8.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, Solange Barros da Silva, coordenadora do Ensino Fundamental da Seduc e do Programa Mais Alfabetização. FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC
DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/19f68820-f9c0-4e0f-99f6-4dca2f128c7b.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização” (foto), um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

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BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/133c216d-4397-4546-b899-6e5885117b0f.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
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Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, a professora Ana Virginia, da Escola Nossa Senhora de Fátima II, da USE 11, em Icoaraci. 

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DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/a01c2c5a-ecaa-470b-8eb2-9a9492038922.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". Na foto, a professora Ana Virginia, da Escola Nossa Senhora de Fátima II, da USE 11, em Icoaraci. FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
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Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa".

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DATA: 13.12.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: FERNANDO NOBRE/ASCOM SEDUC   |   <a href='/midias/2018/originais/f4bc0317-d1d2-4b99-8031-fe32dd8c05dd.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de ações articuladas nas escolas focalizando a eficiência no processo de alfabetização de alunos da 1ª e 2ª série da rede pública. Esse é o objetivo do “Mais Alfabetização”, um programa do Governo Federal que foi implantado desde o início do ano no Pará por meio da Diretoria de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que teve resultados positivos em seu projeto piloto. Nos dias 11 e 12 de dezembro, a ideia de fazer uma espécie de intercâmbio de experiências entre duas escolas que aderiram ao programa surpreendeu. As escolas Lenira Teixeira Moura e Deputado Armando Correa assumiram o protagonismo de experimentar na prática a proposta do programa e compartilharam os resultados. Para a diretora Oneide Bojo, da Escola Lenira Teixeira Moura, do bairro da Cabanagem, em Belém, "O programa foi uma experiência muito positiva, principalmente por proporcionar um acompanhamento eficiente de cada aluno, por meio da ferramenta tecnológica disponibilizada pelo programa". FOTO: FERNANDO NOBRE / ASCOM SEDUC DATA: 13.12.2018 BELÉM - PARÁ
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