Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Rede estadual de ensino oferece atendimento especializado para alunos com Síndrome de Down

Localidade: Diversas localidades
20/03/2018 15h18
Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (05), a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, na Cidade Velha. A escola passou pelo processo de revitalização onde foram realizadas serviços de pintura, reestruturação do sistema elétrico, climatização, e onde foi realizado também a adaptação do espaço com sinalização táctil (para deficientes), reforma do piso de acesso às salas de aula e renovação do piso geral da escola. 

FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ
DATA: 06.10.2015
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Cristino Martins/Ag. Pará   |   <a href='/midias/2018/originais/49b057c9-b663-4701-9c9d-18d47cef6df6.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (05), a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, na Cidade Velha. A escola passou pelo processo de revitalização onde foram realizadas serviços de pintura, reestruturação do sistema elétrico, climatização, e onde foi realizado também a adaptação do espaço com sinalização táctil (para deficientes), reforma do piso de acesso às salas de aula e renovação do piso geral da escola. FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ DATA: 06.10.2015 BELÉM - PARÁ
Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a jovem Thamires Dias, de 21 anos.

FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC
DATA: 20.03.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc   |   <a href='/midias/2018/originais/c86ab757-a932-4840-bccd-ec4bb8abb5a6.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a jovem Thamires Dias, de 21 anos. FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC DATA: 20.03.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a professora Janaína Machado.

FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC
DATA: 20.03.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc   |   <a href='/midias/2018/originais/1a62f89c-7593-4c2b-becf-3095447ec264.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a professora Janaína Machado. FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC DATA: 20.03.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
O Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (05), a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, na Cidade Velha. A escola passou pelo processo de revitalização onde foram realizadas serviços de pintura, reestruturação do sistema elétrico, climatização, e onde foi realizado também a adaptação do espaço com sinalização táctil (para deficientes), reforma do piso de acesso às salas de aula e renovação do piso geral da escola.

FOTO: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ
DATA: 05.10.2015
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará   |   <a href='/midias/2018/originais/52aaeef8-e7c7-4459-be97-932b06a9592f.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
O Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (05), a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, na Cidade Velha. A escola passou pelo processo de revitalização onde foram realizadas serviços de pintura, reestruturação do sistema elétrico, climatização, e onde foi realizado também a adaptação do espaço com sinalização táctil (para deficientes), reforma do piso de acesso às salas de aula e renovação do piso geral da escola. FOTO: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ DATA: 05.10.2015 BELÉM - PARÁ
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a mãe de Thamires, a dona de casa Raimunda Dias, de 59 anos.

FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC
DATA: 20.03.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc   |   <a href='/midias/2018/originais/8536bda8-0cc5-4d7e-8853-9d82f0501b1e.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, a mãe de Thamires, a dona de casa Raimunda Dias, de 59 anos. FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC DATA: 20.03.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
A necessidade de atenção especializada e cuidados com a educação especial e inclusiva nas escolas são cruciais para que o Brasil consiga cumprir o que determina a Constituição de 1988: garantir incondicionalmente o acesso universal de todos os brasileiros ao ensino básico - incluindo também todos aqueles que são potenciais alunos portadores de necessidades especiais. No Pará, esse esforço se converte em números que apontam avanços: são cerca de 630 os estabelecimentos de ensino que dispõem de recursos especiais para atender esses alunos, além de 1,7 mil professores especializados em educação especial e inclusiva ? com atenção voltada tanto para alunos com deficiências quanto para aqueles com altas habilidades e superdotação, bem como para os que têm transtornos ligados ao autismo. E as matrículas cresceram: em 2015, o Pará somou 10.824 alunos especiais matriculados em todo seu território, com índice médio de 90% de suas necessidades atendidas. Vale lembrar que em 2014 esse número era de pouco mais de sete mil (7.094). O crescimento da procura pela educação especial do Estado foi de 52,6% em um ano. Na foto, a professora especializada em educação especial e inclusiva, Kamilla Vallinoto. 

FOTOS: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ
DATA:18.05.2016
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará   |   <a href='/midias/2018/originais/2c8df310-16b2-46f6-9fc3-f78f44c44f2e.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
A necessidade de atenção especializada e cuidados com a educação especial e inclusiva nas escolas são cruciais para que o Brasil consiga cumprir o que determina a Constituição de 1988: garantir incondicionalmente o acesso universal de todos os brasileiros ao ensino básico - incluindo também todos aqueles que são potenciais alunos portadores de necessidades especiais. No Pará, esse esforço se converte em números que apontam avanços: são cerca de 630 os estabelecimentos de ensino que dispõem de recursos especiais para atender esses alunos, além de 1,7 mil professores especializados em educação especial e inclusiva ? com atenção voltada tanto para alunos com deficiências quanto para aqueles com altas habilidades e superdotação, bem como para os que têm transtornos ligados ao autismo. E as matrículas cresceram: em 2015, o Pará somou 10.824 alunos especiais matriculados em todo seu território, com índice médio de 90% de suas necessidades atendidas. Vale lembrar que em 2014 esse número era de pouco mais de sete mil (7.094). O crescimento da procura pela educação especial do Estado foi de 52,6% em um ano. Na foto, a professora especializada em educação especial e inclusiva, Kamilla Vallinoto. FOTOS: RODOLFO OLIVEIRA / AG. PARÁ DATA:18.05.2016 BELÉM - PARÁ
Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, o oficial de máquinas Heyder Coelho é pai de Heyke, de 15 anos, que nasceu com Síndrome de Down. 

FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC
DATA: 20.03.2018
BELÉM - PARÁ <div class='credito_fotos'>Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc   |   <a href='/midias/2018/originais/acd6e5eb-5788-4a52-9b33-517d5aa4aec3.jpg' download><i class='fa-solid fa-download'></i> Download</a></div>
Nesta quarta-feira, 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data oficialmente estabelecida em 2006 e que tem por finalidade dar visibilidade ao tema, combater o preconceito e a falta de informação correta. Na rede pública estadual de ensino, o aluno com Síndrome de Down é incluso em classes regulares e tem direito, também, ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado, prioritariamente, no contraturno escolar, conforme determina a Política Nacional da Educação Especial. A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kamilla Vallinoto, lembra que atualmente, a rede pública estadual conta com 630 escolas com salas de recursos multifuncionais em todo o Estado. Nessas salas, o estudante com Síndrome de Down recebe o AEE. Além desses locais, esses alunos também podem ter esse atendimento em unidades, centros e núcleos especializados públicos e instituições privadas conveniadas com a Secretaria. Na foto, o oficial de máquinas Heyder Coelho é pai de Heyke, de 15 anos, que nasceu com Síndrome de Down. FOTO: ELISEU DIAS / ASCOM SEDUC DATA: 20.03.2018 BELÉM - PARÁ
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc