COMUNICAÇÃO
Seja antes ou pós compra, órgãos atuam na proteção do consumidor no Pará
Localidade: Diversas localidades
15/03/2018 11h02
Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças (foto).
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
BELÉM - PARÁ
Foto: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas. O defensor público e diretor do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (Nucon), Cássio Bittar (foto), explica essas condições.
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A nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial em casos de compras, é outro item indispensável. “Solicitar a nota fiscal é o primeiro exercício de cidadania ao comprar algo. Para quem desconhece, ela tem por objeto, arrecadar tributos para o Estado que voltam à população em forma de políticas públicas com a promoção de saúde, educação, segurança, dentre outros. Além disso, ela serve como documento de identificação do tipo de produto que se adquiriu e efeito de garantia. Pedir essa nota é essencial na relação de consumo”, esclareceu Roseli Naves (foto), diretora de tributação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa).
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DATA: 15.03.2018
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De acordo com Moyses Bendahan, diretor do Procon (foto), quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG. PARÁ
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De acordo com Moyses Bendahan, diretor do Procon (foto), quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
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DATA: 15.03.2018
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De acordo com Moyses Bendahan (foto), diretor do Procon, quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica (foto) são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças.
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica (foto) são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças.
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças.
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DATA: 15.03.2018
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No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas.
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Diariamente, milhares de pessoas em todo o país enfrentam algum problema decorrente da relação de consumo. Ao todo, são realizados cerca de 100 atendimentos por dia no Procon da capital paraense (foto). Os atendimentos são por demanda espontânea, por meio de distribuição de senha, exceto casos de conciliação que são agendados.
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DATA: 15.03.2018
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De acordo com Moyses Bendahan (foto), diretor do Procon, quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
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“No caso do açaí, por exemplo, o que pode acontecer são três tipos de crimes: induzimento ao erro, venda de produto impróprio para o consumo e adulteração de alimentos. Esse último, por exemplo, se caracteriza ao serem acrescidas ao alimento em si substâncias que tragam risco à saúde do consumidor, podendo gerar prisão”, disse a delegada Vera Batista.
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DATA: 15.03.2018
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças (foto).
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças. Na foto, Emerson Leite, gerente de fiscalização de instrumentos.
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DATA: 15.03.2018
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No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas. O defensor público e diretor do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (Nucon), Cássio Bittar (foto), explica essas condições.
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DATA: 15.03.2018
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A nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial em casos de compras, é outro item indispensável. “Solicitar a nota fiscal é o primeiro exercício de cidadania ao comprar algo. Para quem desconhece, ela tem por objeto, arrecadar tributos para o Estado que voltam à população em forma de políticas públicas com a promoção de saúde, educação, segurança, dentre outros. Além disso, ela serve como documento de identificação do tipo de produto que se adquiriu e efeito de garantia. Pedir essa nota é essencial na relação de consumo”, esclareceu Roseli Naves (foto), diretora de tributação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa).
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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De acordo com Moyses Bendahan (foto), diretor do Procon, quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças.
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DATA: 15.03.2018
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No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas. O defensor público e diretor do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública do Estado (Nucon), Cássio Bittar (foto), explica essas condições.
FOTO: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ
DATA: 15.03.2018
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A nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial em casos de compras, é outro item indispensável. “Solicitar a nota fiscal é o primeiro exercício de cidadania ao comprar algo. Para quem desconhece, ela tem por objeto, arrecadar tributos para o Estado que voltam à população em forma de políticas públicas com a promoção de saúde, educação, segurança, dentre outros. Além disso, ela serve como documento de identificação do tipo de produto que se adquiriu e efeito de garantia. Pedir essa nota é essencial na relação de consumo”, esclareceu Roseli Naves (foto), diretora de tributação da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa).
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DATA: 15.03.2018
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De acordo com Moyses Bendahan (foto), diretor do Procon, quando há relação de consumo, de qualquer tipo, a reclamação é de âmbito do Procon. “Aqui a ideia é resolver os problemas por meio de acordo entre consumidor e empresa. O Procon atua como o mediador do problema sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor após o contato entre esses dois atores não ter tido resolução”, explicou.
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“No caso do açaí, por exemplo, o que pode acontecer são três tipos de crimes: induzimento ao erro, venda de produto impróprio para o consumo e adulteração de alimentos. Esse último, por exemplo, se caracteriza ao serem acrescidas ao alimento em si substâncias que tragam risco à saúde do consumidor, podendo gerar prisão”, disse a delegada Vera Batista.
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica (foto) são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças.
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Outro órgão que trabalha na defesa do consumidor, mas dessa vez com atuação antes mesmo da venda ser concretizada, é o Imetropará, órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro). De acordo com dados do Imetropará, os medidores de energia elétrica são os mais demandados pela população na hora de solicitar uma vistoria do Instituto para atestar irregularidades, mas também são muito recorrentes os problemas com balanças. Na foto, Emerson Leite, gerente de fiscalização de instrumentos.
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No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas.
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No caso da Defensoria Pública do Estado, por exemplo, a prioridade é atender aquele cidadão que, além de ter enfrentado problemas na relação de consumo, é considerado vulnerável, ou seja, pessoa que receba até três salários mínimos, ou que não tenha condições de responder sozinha por suas demandas.
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Diariamente, milhares de pessoas em todo o país enfrentam algum problema decorrente da relação de consumo. Ao todo, são realizados cerca de 100 atendimentos por dia no Procon da capital paraense (foto). Os atendimentos são por demanda espontânea, por meio de distribuição de senha, exceto casos de conciliação que são agendados.
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