Governo do Pará fortalece serviço público com a nomeação de quatro mil novos servidores em 2025
Investimento na recomposição de quadros abrange áreas estratégicas como saúde, educação e segurança, garantindo eficiência e continuidade administrativa
O governo do Pará segue avançando na política de fortalecimento do serviço público estadual. Somente em 2025, foram cerca de quatro mil novos servidores nomeados para cargos de provimento efetivo, resultado de concursos públicos e de um planejamento voltado à recomposição e ampliação dos quadros funcionais do Estado.
“As nomeações realizadas em 2025 são resultado de um trabalho sério de planejamento e de compromisso com o fortalecimento do serviço público estadual. Cada servidor nomeado passa a integrar uma estrutura que precisa estar preparada para responder às demandas da população com eficiência, responsabilidade e qualidade. Ao recompor e ampliar os quadros efetivos, o governo do Pará garante continuidade administrativa, preserva o conhecimento institucional e reforça áreas estratégicas como saúde, segurança pública, educação, controle e gestão. É um investimento direto nas pessoas e na melhoria dos serviços oferecidos à sociedade paraense”, explica a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Íris Negrão.
As nomeações alcançam órgãos estratégicos da administração pública, impactando diretamente áreas essenciais para o funcionamento do Estado e para a garantia de serviços de qualidade à população paraense. Entre eles estão: Controladoria-Geral do Estado (CGE); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap); Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (Igepps) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O Estado também promoveu o reforço do efetivo na área da segurança pública, com destaque para os concursos da Polícia Militar do Pará (PMPA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), os maiores já realizados na história das corporações. Em 2025, houve um grande número de nomeações relacionadas aos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Praças (CFP) da PMPA e do CBMPA. O reforço nesses órgãos amplia a capacidade operacional, fortalece as ações de prevenção e aprimora a resposta do Estado às demandas da sociedade paraense. Vale ressaltar que, no período de 2019 a 2025, mais de dez mil profissionais foram nomeados, contribuindo para a recomposição e ampliação dos quadros e para o fortalecimento das instituições de segurança.
Rafaela Farias Martins compartilhou o orgulho pela conquista e a consciência da grande responsabilidade que vem junto com a farda, assumindo o compromisso de servir e proteger a sociedade. “Estou na reta final do Curso de Formação de Praças e é um sentimento de superação e orgulho. Foram meses intensos, cheios de desafios, aprendizados e crescimento. Servir e proteger a população é uma missão que exige coragem, disciplina e entrega. Ser servidor público não é só ter um cargo, é assumir um compromisso com a sociedade. O concurso público foi a porta de entrada, mas o verdadeiro valor está na responsabilidade de fazer a diferença todos os dias. Hoje, me sinto pronta pra honrar essa farda e servir com dedicação como policial militar”, contou Rafaela.
As nomeações reforçam, ainda, a política estadual de valorização do funcionalismo público, reconhecendo o papel central dos servidores na formulação, execução e monitoramento das políticas públicas. Ao investir na recomposição dos quadros efetivos, o Estado fortalece a capacidade de atendimento à população, melhora a qualidade dos serviços prestados e assegura maior estabilidade institucional.
