Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Em Cametá, Estado entrega a 20ª Usina da Paz do Pará

Novo complexo estadual amplia o acesso a mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer, fortalecendo a inclusão social e a geração de oportunidades no nordeste paraense

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/12/2025 20h01

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (23), a Usina da Paz de Cametá, no nordeste paraense. Esta é a 20ª unidade do maior projeto de cidadania da América Latina implantado no Estado e a quarta da Região de Integração Tocantins. Além de um presente antecipado de Natal para a população, a inauguração do novo equipamento público também integrou as comemorações pelos 390 anos do município.

A nova Usina da Paz vai ampliar o acesso da população cametaense a serviços gratuitos, fortalecendo as políticas de transformação social desenvolvidas pelo Estado. O espaço foi projetado para atender públicos de todas as idades, promovendo inclusão social e geração de oportunidades por meio da oferta de mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, cidadania e lazer.

Durante a entrega, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância da chegada do equipamento para o município.

“Estamos celebrando os 390 anos de história de uma das cidades mais importantes e históricas do Estado e de toda a Amazônia. Uma cidade de gente lutadora, que briga por seus direitos, sonhos e conquistas. O sonho de entregar a Usina da Paz de Cametá agora é uma realidade e um presente para toda a comunidade. Aqui teremos mais de 70 tipos de serviços e 35 órgãos, do Estado e do município. Um espaço que estará de portas abertas para receber a comunidade. Que este espaço esteja, todos os dias, cheio de cametaenses e moradores do Baixo Tocantins para usufruir desta Usina, feita com muito carinho para cada um de vocês”, discursou o chefe do Poder Executivo estadual.

A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, ressaltou o impacto social do projeto que chega ao município de Cametá. “Cada Usina da Paz é pensada para acolher as pessoas, oferecer serviços gratuitos e promover a prevenção da violência por meio da cidadania. Aqui em Cametá, entregamos um espaço que vai atender crianças, jovens, adultos e idosos, aproximando os serviços do Estado da população e fortalecendo os vínculos comunitários e o cuidado com as famílias”, destacou.

Estrutura moderna – Localizada na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Marambaia, a nova UsiPaz Cametá possui estrutura moderna e funcional, com dois prédios principais (Usina e Assistência), onde serão ofertados serviços como atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, emissão de documentos, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar, entre outros. O complexo também conta com espaços como teatro, oficinas, biblioteca, salas de estudo, informática, dança e música, complexo poliesportivo, piscina, quadra aberta, academia ao ar livre e playground infantil, entre outros ambientes preparados e equipados para atender a população. O projeto de construção foi executado por meio de cooperação entre o Governo do Estado e a empresa Vale.

Impacto social – Moradores comemoraram a chegada do novo complexo estadual. A dona de casa Maria Silvana Ribeiro disse estar muito feliz com a nova UsiPaz cametaense. “Agora temos essa oportunidade, e espero que venha ajudar o povo que mais precisa de atendimento e apoio. Estou muito satisfeita, porque a Usina vem para trazer muita coisa boa para Cametá”, afirmou.

Para a estudante Renice Cardoso, a Usina da Paz representa novas possibilidades, especialmente para o público jovem. “Acredito que a Usina da Paz é um espaço de inclusão e desenvolvimento social, que vai trazer muitas oportunidades. Antes, não tínhamos um espaço que centralizasse tantos serviços em um só lugar. É uma oportunidade muito grande para nós, jovens”, disse.

Diogo Lopes

O comerciante Diogo Lopes, dono de uma venda de refeições localizada em frente à nova Usina, relembrou como era o bairro da Marambaia antes da construção do equipamento estadual. “Aqui, antigamente, não tinha asfalto; era só poeira e mato. Era muito inseguro também. Hoje, graças a Deus, está melhor e vai melhorar ainda mais com a inauguração da Usina da Paz, que vai trazer muitos benefícios para todos nós”, ressaltou.

Usinas da Paz

As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, quando foi entregue a primeira unidade, já garantiu mais de 11,4 milhões de atendimentos.

No contexto da segurança pública, as Usinas da Paz contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.

A unidade de Cametá se junta às outras 19 já em funcionamento no Pará, totalizando, ao final de 2025, 20 Usinas da Paz entregues e em operação no Estado, sendo cinco localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 15 em municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua, Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

“Essa é a 20ª Usina do Estado, entregue em uma região importantíssima. É um projeto que significa mais inclusão, mais transformação e mudança de vida, com a oferta de infinitas possibilidades para a população cametaense”, destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Em 2026, o Governo do Estado vai ampliar ainda mais o alcance das Usinas da Paz, com a entrega de novas unidades nos municípios de Belém (Icoaraci), Altamira, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.