Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes de escola pública de Capanema conquistam medalha de ouro na Jornada Nacional de Foguetes

Únicos representantes do Pará, alunos da Escola Estadual Maria Mirtes venceram competição científica no Rio de Janeiro

Por Lilian Guedes (SEDUC)
05/12/2025 20h52

Os estudantes Jaxiel Sales e João Victor Penha, da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Maria Mirtes, em Capanema, conquistaram a medalha de ouro na 82ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro, no Rio de Janeiro. Representando o Pará, eles foram os únicos participantes do estado no evento nacional, que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e reuniu equipes de todo o país.

Antes da participação na etapa nacional, os alunos se destacaram ao conquistar a medalha de ouro no 2º FESTFOG Capanema, realizado em abril, e posteriormente na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), o que garantiu o convite para a Jornada Nacional.

“Confesso que eu não imaginava conseguir o primeiro lugar, mas estou muito feliz com esta conquista. O evento me proporcionou aprender e adquirir conhecimentos novos, além de conhecer pessoas e trocar experiências. Esses eventos são importantes para expandir o conhecimento científico e ajudar jovens, como eu, a conhecer esse universo da construção e lançamento de foguetes”, afirmou Jaxiel Sales.

João Victor Penha também destacou o impacto da trajetória até a conquista nacional. “A jornada foi muito gratificante para mim. A partir do festival em Capanema, incentivado pela professora Onélia, me interessei pela área. Expandimos nossos conhecimentos em Física, Química e Engenharia, e conseguimos trazer esse troféu para o nosso estado junto com a medalha de ouro”, comemorou.

Destaque para a educação pública paraense

A conquista dos estudantes evidencia o potencial da rede estadual de ensino e o papel das escolas no incentivo à ciência, tecnologia e inovação. A professora Bárbara Melo, que acompanhou os alunos no evento, ressaltou a importância da experiência.

“Foi possível perceber o quanto a construção de foguetes abrange diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Engenharia e Matemática. A troca entre estudantes e professores de diferentes estados contribui muito para disseminar o conhecimento científico. Estou muito feliz por ter acompanhado nossos alunos e ter participado dessa conquista para o nosso estado”, destacou.

A escola também celebrou o protagonismo juvenil e o papel dos docentes no desenvolvimento de projetos que fortalecem a aprendizagem na prática.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG)

A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) é uma competição científica de caráter experimental que consiste na construção e lançamento oblíquo de foguetes, visando atingir a maior distância possível. Os foguetes e as bases devem ser construídos pelos próprios alunos, de forma individual ou em equipes de até três integrantes.

A OBAFOG integra a programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem participação voluntária de estudantes do ensino fundamental ao médio, organizados em quatro níveis.