Hospital Regional do Marajó amplia vagas para hemodiálise ambulatorial e fortalece tratamento renal na região
Com mais 14 vagas ofertadas, HRPM amplia capacidade de atendimento, reduz deslocamentos e garante mais conforto aos pacientes do arquipélago
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, deu um importante passo para fortalecer a assistência em nefrologia no arquipélago com a ampliação de 14 vagas para hemodiálise ambulatorial. A iniciativa, implantada na última quinta-feira (4), permitirá ampliar o número de sessões, atender mais pacientes com segurança e reduzir deslocamentos para outras regiões, garantindo mais acesso e qualidade no tratamento renal crônico.
Com a ampliação, o HRPM passa a operar em quatro turnos semanais, utilizando o mesmo espaço físico, mas com horários ajustados para aumentar a capacidade de atendimento. O novo turno funcionará de segunda a sábado, alternando os dias, com suporte completo de uma equipe técnica formada por médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Segundo a enfermeira supervisora do setor de Hemodiálise, Joseane Corrêa, a estrutura segue os protocolos de segurança e qualidade. “A ampliação contou com a abertura de 14 novas vagas. Utilizaremos a mesma estrutura física, com alteração apenas nos horários. O quarto turno funcionará nos dias de segunda, quarta e sexta, e também de terça, quinta e sábado”, explicou.
O Centro de Hemodiálise do HRPM possui área de 200 m², equipada com sete máquinas para atendimentos ambulatoriais, duas para pacientes em UTI e uma máquina reserva, assegurando continuidade no atendimento. De janeiro a novembro deste ano, a unidade já realizou 5.848 sessões de hemodiálise.
Cuidado humanizado e compromisso com o Marajó
A ampliação do serviço reafirma o papel do HRPM como referência em saúde pública no arquipélago. Para a diretora executiva do hospital, Jusciely Pereira, o investimento reforça o compromisso do Governo do Estado em descentralizar o acesso à saúde especializada.
“Este movimento reforça o compromisso do Governo do Estado, da Sespa e do INDSH em garantir um cuidado contínuo, seguro e acolhedor. Ampliar nossa capacidade é proporcionar mais conforto e previsibilidade às famílias que dependem do serviço. Nada disso seria possível sem o profissionalismo das nossas equipes, que transformam o cuidado em resultado”, destacou a gestora.
Voz dos pacientes: conquista que muda vidas
A ampliação também representa mais dignidade para quem depende do tratamento renal na região. Edilson Aleixo Fernandes, de 39 anos, é um dos usuários do serviço e compartilhou sua trajetória.

“Tenho muita gratidão a Deus em primeiro lugar. Agradeço a todos os profissionais por essa conquista. Foram muitas noites de choro e alegria. Realizei um sonho”, relatou emocionado.
Estrutura regional e atendimento integrado
O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados.
Serviço:
Hospital Regional Público do Marajó
Av. Rio Branco, nº 1.266 – Centro – Breves (PA)
(91) 3783-2105
Texto: Pedro Amorim
