Fundação Cultural do Pará apresenta exposição sobre infância e memórias afetivas
Artista goianense revisita a relação íntima do universo das festas e decorações utilizadas na sua própria infância
A Galeria Benedito Nunes apresenta a exposição “Mãos Cintilantes, brincadeiras etéreas”, da artista goianense Evelyn Cruvinel com curadoria de Ceci Bandeira. A abertura da exposição será no próximo dia 11, de 9h às 17h, e irá receber os visitantes até o dia 23 de janeiro de 2026.
“Mãos Cintilantes, brincadeiras etéreas” é uma mostra de que as mãos, infantis ou adultas, podem vir a moldar a cultura popular brasileira. Abordando principalmente o período de infância e as memórias afetivas que a cercam, a exposição propõe colocar no centro da experiência o brincar e o acolhimento desses espaços.
A artista goianense revisita nesta exposição a relação íntima do universo das festas e decorações utilizadas na sua própria infância. A Galeria Benedito Nunes se transforma numa festa infantil onde doces, rabiscos, meninices e crendices populares são facilmente encontrados. Esses elementos evocam o brilho dos parabéns “nesta data querida” e os votos de esperança que acompanham cada celebração.
Reunindo 20 obras nesta primeira exposição individual da artista, os trabalhos se dividem entre instalações, objetos e pinturas. O diferencial da exposição é a experiência imersiva onde é criado um painel interativo em parceria com o público. Sendo realizada no período das férias escolares em Belém, o projeto oferece atividades arte-educativas, como musicais, contações de histórias e oficinas de coautoria, todas gratuitas e acessíveis a diferentes faixas etárias.
“Celebra o imaginário da juventude de artistas negres do país, cujas práticas se nutrem das tradições orais da cultura popular afro-brasileira. Ao reunir as crianças que somos, fomos e seremos, a exposição chega como um presente do Cerrado para a Amazônia, uma festa contínua que convida o público a participar”, relata a artista Evelyn Cruvinel.
A exposição é uma oportunidade de mergulhar nas festas infantis do passado e reviver memórias afetivas introduzidas no imaginário popular paraense.
Serviço:
Exposição "Mãos Cintilantes, brincadeiras etéreas" por Evelyn Cruvinel.
Abertura: 11/12/2025
Horário: 9h às 17h
Período de exposição: 11/12/2025 a 23/01/2026
Local: Galeria Benedito Nunes
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos, Belém - PA, 66.035-340
*A entrada é gratuita para todos os públicos.
Texto: Marcos Maia - Ascom/FCP
