Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E BEM-ESTAR

Escola Celso Rodrigues reforça qualidade da educação pública em Santo Antônio do Tauá

Governo do Pará entrega a 174ª escola reconstruída, agora equipada com laboratório e biblioteca, e um kit com 36 Chromebooks e um armário de armazenamento

Por Lilian Guedes (SEDUC)
02/12/2025 20h00

Com o compromisso de assegurar melhorias pedagógicas e estruturais para as escolas da rede pública estadual, o Governo do Pará avança com investimentos destinados a aprimorar o bem-estar e a segurança da comunidade escolar. Nesta terça-feira (2), o governador Helder Barbalho entregou a escola de número 174 totalmente restruturada, no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense.

A Escola Estadual de Ensino Médio Celso Rodrigues foi completamente reconstruída, proporcionando espaços modernos e mais equipados para professores e estudantes. A aluna Maria Luísa, da 1ª série do Ensino Médio, falou sobre as transformações no espaço. Segundo ela, “a Escola tinha vários defeitos, mas que foram resolvidos ao longo do tempo, como a pintura, o piso do 2º andar e as escadas. Ajeitaram as mesas do refeitório, fizeram uma plantação, várias coisas diferentes e novas. Além disso, chegou o material no laboratório. Agora, temos uma sala de informática, biblioteca. É bom passear pelos corredores, ver um espaço para colocar as bicicletas, ver a plantação. O nosso objetivo aqui é ser o aluno protagonista. Cada pessoa que já passou por aqui fez alguma coisa que gostaria e mudou a escola, de alguma forma”.

Governador Helder Barbalho, o secretário Ricardo Sefer e a comunidade escolar após a entrega da unidade de ensino

O governador Helder Barbalho, ao lado do secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, destacou a importância da educação pública na gestão estadual. “É uma prioridade poder fazer esta escola, representar um exemplo e, acima de tudo, uma referência para a educação de Santo Antônio do Tauá, de toda esta região. Nós estamos, além de trazer equipamento absolutamente qualificado para o bom ensino, inovando, trazendo a estratégia de inovação, de tecnologia em favor da educação para as escolas do interior do Estado. Nós já havíamos implantado este modelo na capital, e agora avançando para que possa chegar em todas as regiões. Com isto, permitindo que nós possamos garantir a performance da educação de qualidade, agregada à inovação e à tecnologia, para potencializar cada vez mais o conhecimento dos nossos alunos.”, ressaltou Helder Barbalho.

Modernidade e tecnologia - O governador percorreu ambientes da unidade escolar, como o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), o quarto Centro já entregue pelo governo, que garante a alunos acesso a ambientes modernos e tecnológicos para práticas inovadoras, bem como formação contínua de professores.

O diretor de Inovação da Seduc, Rafael Herdy, reforçou que “esse espaço representa um marco importante para a educação do Pará. O Ciseb oferece aos nossos estudantes e professores um ambiente moderno, equipado com tecnologias que favorecem a criatividade, a experimentação e a aprendizagem prática. Aqui, conectamos inovação, sustentabilidade e formação continuada para transformar realidades e garantir oportunidades para toda a rede. Este é o primeiro Ciseb do interior, e em 2026 teremos mais 12 unidades entregues, ampliando ainda mais o acesso à educação inovadora em todo o Estado”. 

A Escola Celso Rodrigues tem, atualmente, 385 alunos, sendo 204 matriculados na modalidade Tempo Integral. Com um investimento de R$ 5.699.068,26, foram realizados serviços nos blocos pedagógico e administrativo, contemplando 11 salas de aula, sala de vídeo, sala maker, laboratório multidisciplinar, auditório (com capacidade para 80 pessoas), laboratório de informática, banheiros, salas de coordenação pedagógica, direção, secretaria, sala de professores, biblioteca, psicossocial, arquivo, quadra coberta e outros espaços de convivência.

Professor Carlos Júnior: laboratório é ideal para alcançar excelência no trabalho

Comodidade e segurança - Para o professor Carlos Júnior, de Biologia, o novo laboratório oportuniza que práticas  sejam executadas com mais eficiência, a fim de gerar bons frutos. “Essa estrutura é ideal para a gente fazer um trabalho pedagógico excelente, de qualidade. O laboratório seguindo a norma, com um banheiro biológico, todo equipado, dá para a gente fazer um trabalho excelente com os alunos na parte prática, porque esse espaço era abandonado, não tinha essa estrutura, não tinha refrigeração. Essas bancadas não eram de granito; era uma estrutura bem simples. Inclusive, estava desativado por não ser um espaço adequado. Hoje, a gente está com um espaço que pode trazer e dar segurança para os alunos no trabalho da prática pedagógica”, informou o professor.

Futuro - O titular da Seduc, Ricardo Sefer, reforçou o trabalho e a dedicação para buscar, cada vez mais, melhorias para a rede pública estadual de ensino. “Trabalhar com educação é encantador. A gente, que trabalha com educação, vai correndo atrás; a gente faz de tudo. Quantos profissionais da educação aqui não têm uma história de trabalhar de domingo a domingo, de tirar dinheiro do bolso, de ser muito mais do que professor, de ser psicólogo, pai, mãe. De fazer tudo pelas nossas escolas e pelos nossos alunos. Hoje, eu sou secretário de uma Secretaria que representa 40 mil profissionais da educação, que tem 530 mil estudantes na nossa rede. Eu venho dizendo, e quero compartilhar, que a Secretaria de Educação é mais do que educação: é a secretaria do futuro", disse o secretário.

Ele acrescentou que "nossos profissionais estão, dia após dia, semeando valores, conhecimento, que vão direcionar o que é esta cidade, o que é este Estado, o que é a Amazônia, o que o Brasil vai ser no futuro. É tempo de educação. Nós, profissionais de educação, vamos honrar, fazer valer cada confiança que vocês depositam em nós para trazer o melhor para a educação pública do Pará”.

Chromebooks - Prosseguindo a diretriz de modernizar o processo de ensino e aprendizagem, a Seduc leva adiante o cronograma de entregas dos Chromebooks, para uso de alunos e professores.

Na agenda desta terça-feira em Santo Antônio do Tauá foram entregues um kit para alunos, contendo 36 Chromebooks e um armário de armazenamento; 13 dispositivos para uso dos professores em regência de classe e coordenação pedagógica, e 16 dispositivos para uso das equipes de formação e acompanhamento pedagógico da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Santa Izabel do Pará. A meta é entregar às escolas da DRE Santa Izabel 444 Chromebooks do professor e 1.404 Chromebooks para alunos.

O governador Helder Barbalho acrescentou que os investimentos em infraestrutura impactam diretamente em bons resultados pedagógicos. “A infraestrutura escolar é absolutamente necessária para um ambiente que permita a qualidade do ensino, para que motive os alunos a estarem aqui, para que os professores tenham um bom ambiente de trabalho. Por isso, nós temos investido, e estamos podendo entregar o maior número de escolas da história deste Estado, garantindo uma melhor infraestrutura para que, com isto, possamos ampliar a qualidade da educação”, reiterou o chefe do Executivo.

Até o momento, já foram disponibilizados 920 kits para alunos, com 36 mil equipamentos, e 17.500 Chromebooks para professores.