Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa participa da abertura da Campanha Dezembro Vermelho de Belém e reforça compromisso com prevenção e combate ao HIV

Campanha marca início de uma série de ações integradas voltadas à testagem, acolhimento, combate ao estigma e ampliação do acesso a tratamentos no Pará 

Por Bianca Botelho (SESPA)
02/12/2025 17h52

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participou, na tarde desta segunda-feira (1º), da abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho do município de Belém. O evento, realizado no auditório da Secretaria do Estado, contou com a presença de representantes da Coordenação Estadual de IST/HIV/Aids e do secretário de Gestão Administrativa da Sespa, Edney Pereira.

Para a coordenadora estadual de IST/HIV/Aids, Andrea Miranda, o Dezembro Vermelho vai além de ações pontuais: é um chamado coletivo pela defesa da vida, da diversidade e do cuidado sem discriminação. Em 2025 o Pará reafirma seu compromisso público com a prevenção, o tratamento, o acolhimento e o respeito às pessoas vivendo com HIV e às populações mais vulneráveis à infecção. “O acesso à saúde só é pleno quando está livre de estigma e preconceito”, destacou.

Coordenadora estadual de IST/HIV/Aids, Andrea Miranda

Andrea ressaltou que todos os 144 municípios paraenses desenvolverão ações alusivas ao Dezembro Vermelho. “As Secretarias Municipais de Saúde enviaram seus projetos aos centros regionais de saúde, e hoje inicia a programação de Belém, que conta com palestras e orientações para gestores, profissionais de saúde e sociedade civil, reforçando a importância de estarmos unidos”, afirmou.

Como parte das iniciativas, a Sespa, por meio da Coordenação Estadual de IST/HIV/Aids, fortalece a estratégia de prevenção combinada, que reúne informação qualificada; insumos de proteção sexual; PrEP; PEP; testagem e acompanhamento integral. Neste ano, foram distribuídos às 13 Regiões de Saúde mais de 1,4 milhão de preservativos externos; 37 mil preservativos internos; 112,7 mil unidades de gel lubrificante íntimo, além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, com foco na população em geral, gestantes, adolescentes, pessoas vulneráveis e profissionais da saúde. 

O secretário municipal de Saúde de Belém, Rômulo Nina, destacou a importância da articulação entre município, Estado e governo federal para garantir que a população saiba onde buscar atendimento, exames, terapias e diagnóstico. “Compreender o funcionamento da rede facilita o acesso ao diagnóstico e ao início rápido do tratamento, além de evitar transmissões em situações de pré ou pós-exposição”, pontuou.

Campanha 2025

Com o tema “Fica Combinado! – Prevenção, proteção e respeito”, a campanha reforça estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e acompanhamento contínuo. A proposta é educar, proteger, acolher e garantir direitos, enfrentando desigualdades e promovendo cuidado digno e livre de julgamento.

A Sespa, ainda destaca que, o estigma e a desinformação ainda afastam muitas pessoas dos serviços de saúde. Por isso, falar sobre HIV com responsabilidade, acolher e respeitar são atitudes essenciais para transformar realidades.

Ações programadas pela Sespa:

• Campanhas digitais e mobilização informativa com o tema “Fica Combinado – Prevenção, proteção e respeito”.
• Ampliação da oferta e distribuição de insumos de prevenção sexual nas 13 Regiões de Saúde, incluindo preservativos externos, internos e gel lubrificante íntimo.
• Fortalecimento da oferta de PrEP e PEP, com orientações ampliadas e acesso facilitado nos pontos de atenção do SUS.
• Ações públicas e comunitárias, como a Caminhada do HIV no Ver-o-Peso e testagem ampliada na Praça da República, aproximando a população do tema.
• Realização de webinário estadual no Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), no próximo dia 9, às 14h, com transmissão on-line para o público geral.
• Qualificação do atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) na rede de saúde, com foco em diagnóstico precoce, adesão e acolhimento humanizado.
• Criação de mapas estaduais georreferenciados das unidades de PrEP e PEP, disponibilizados em folders com QR Code.
• Integração entre sociedade civil, gestão pública, academia e indústria farmacêutica no 2º Seminário Nacional “HIV e Tuberculose”, fortalecendo pactos para a eliminação das epidemias, com atenção especial à região amazônica.

Texto: Suellen Santos/ Ascom Sespa