Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc reúne coordenadores das Diretorias Regionais para o planejamento de 2026

Em Belém, o encontro trabalhou o tema 'Gestão administrativa e pedagógica: alinhamento para encerramento do ano letivo e perspectivas para 2026'

Por Ivana Barreto (SEDUC)
27/11/2025 13h34
Encontro com os coordenadores pedagógicos e administrativos das Diretorias Regionais de Educação (DREs), na Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nos dias 26 e 27, o Encontro com os Coordenadores Pedagógicos e Administrativos das Diretorias Regionais de Educação (DREs), no auditório Prof. Dionísio João Hage, na sede da Seduc, em Belém.

Com o tema “Gestão administrativa e pedagógica: alinhamento para encerramento do ano letivo e perspectivas para 2026”, o evento reuniu representantes das 40 DREs do estado e técnicos da Secretaria Adjunta de Educação Básica (SAEB).

Evento reuniu profissionais da gestão educacional, das áreas administrativas e de planejamento e finanças

O encontro teve como objetivo avaliar as ações executadas ao longo de 2025, orientar os procedimentos finais do ano letivo e apresentar as diretrizes estratégicas para o planejamento pedagógico e administrativo de 2026.

O secretário-adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, destacou que o encontro consolida avanços e prepara a rede para novos desafios. “Esse é um momento fundamental para a Seduc", disse ele.

Diretora de Gestão Educacional da Seduc, Cláudia Ferreira, abordou temas como a etapa pós-Saeb

"Estamos realizando um alinhamento para concluir o ano letivo de 2025 da melhor forma possível, após grandes conquistas como as visitas a todos os municípios, a formação continuada, a aquisição de material didático e os investimentos em diversas políticas públicas. Ao mesmo tempo, organizamos o planejamento de 2026 para que cada região saiba exatamente o que precisa fazer”, afirmou Júlio Meireles.

O trabalho integra diferentes setores, como a Diretoria de Gestão Educacional, áreas administrativas e a Secretaria Adjunta de Planejamento e Finanças (SAPF), responsável pelos processos de censo escolar e matrículas.

A diretora de Gestão Educacional da Seduc, Cláudia Ferreira, enfatizou que o momento marca uma nova etapa pós-Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2025. 

“Avançamos agora para as orientações de encerramento do ano letivo, organização do fluxo escolar e estratégias de busca ativa. A ideia é garantir que nenhuma escola deixe alunos fora do processo. Estamos tratando de avaliações, recuperação e acompanhamento das aprendizagens para que as DREs possam apoiar plenamente as escolas.”

Para Cinelle Cordeiro, coordenadora administrativa e financeira da DRE Belém 1, o encontro proporciona reflexões essenciais para aprimorar práticas. “Esse momento é extremamente produtivo, porque nos permite analisar as ações desenvolvidas ao longo do ano e comparar nossas práticas com as de outras DREs".

"As avaliações mostraram o quanto avançamos nos processos administrativos e pedagógicos, especialmente no uso dos materiais e na execução das políticas educacionais. Conhecer experiências bem-sucedidas nos ajuda a planejar ações mais assertivas para 2026", afirmou Cinelle Cordeiro.

Ao longo dos dois dias, os coordenadores participam de palestras, oficinas e mesas de discussão que abordam temas prioritários, como: Avaliação das ações do ano letivo de 2025; Alinhamento para o encerramento do ano escolar; Censo Escolar e matrículas para 2026; Apresentação da nova funcionalidade pedagógica do SIGEP; Diretrizes e perspectivas pedagógicas para 2026; Orientações técnicas do Plano de Melhoria do Fluxo Escolar.

Plano de Fluxo Escolar

Durante a programação, houve o lançamento do ‘Plano de Melhoria do Fluxo Escolar’, documento que reúne 18 ações essenciais que devem ser executadas pelas escolas nos próximos dias letivos e no início do ano que vem.

Entre as orientações previstas no Plano estão: estratégias para busca ativa de alunos; verificação detalhada do aproveitamento escolar; orientações de preenchimento e lançamento de notas no sistema; organização de processos de recuperação; realização dos conselhos de classe e de ciclo; acompanhamento minucioso de estudantes com defasagem.

O material servirá como guia para apoiar gestores e equipes pedagógicas em todo o Estado, assegurando que o fluxo escolar seja contínuo, organizado e alinhado às políticas educacionais da rede.