Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

PM realiza reunião estratégica de planejamento e balanço operacional

Por Tarcya Amorim (PMPA)
07/07/2025 19h30

Com o objetivo de avaliar os resultados operacionais e alinhar estratégias para o segundo semestre de 2025, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, reuniu-se, remotamente, nesta segunda-feira (7) com os Comandantes Regionais e Diretores Administrativos. Durante a reunião, foram destacados os avanços no combate à criminalidade, incluindo a expressiva redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que torna 2024, até o momento, o melhor ano da série histórica nesse indicador.

A conquista foi celebrada durante reunião do Alto Comando da Polícia Militar, com destaque para os resultados positivos das operações estratégicas realizadas em todo o estado, incluindo a fiscalização de festas clandestinas, o combate ao tráfico de drogas e a Operação Verão.

O Comandante-Geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, destacou o empenho da tropa e o impacto direto das ações integradas no combate à criminalidade.

“O ano de 2024 já pode ser considerado o melhor da série histórica em termos de redução dos homicídios. Parabenizo toda a corporação pelo esforço, especialmente nas operações de fiscalização, que têm sido fundamentais para conter a violência, e nas grandes apreensões de entorpecentes, que enfraquecem diretamente o crime organizado”, declarou o comandante.

Em pauta também foi citada a Operação Verão, iniciada final de junho, que foi idealizada por meio de planejamento conjunto entre o Comandante Geral, o Estado-Maior e os Comandos Intermediários (COINTs), com um investimento robusto que garante reforço ao policiamento em áreas estratégicas. 

O diretor de operações (DGO), coronel Getúlio, aproveitou para destacar que foram investidos, pelo governo do Pará, cerca de R$ 5 milhões para o fortalecimento da presença policial nas regiões com maior fluxo turístico. Ainda segundo o DGO, o mês de julho já apresenta queda significativa nos índices criminais em comparação com o mesmo período de 2024.

“Estamos alcançando bons resultados. Isso demonstra que a gestão estratégica do policiamento e o bom funcionamento administrativo da PM, como por exemplo, os trabalhos realizados Departamento Geral de Administração, pela Diretoria de Apoio Logístico, pela Diretoria de Finanças, assim como os demais órgãos de gestão administrativas, estão refletindo diretamente na segurança da população”, afirmou Coronel Getúlio Cândido Rocha Júnior. 

Na oportunidade, o Comandante-geral anunciou que a tropa está sendo equipada com novos coletes e pistolas, promovendo maior segurança e eficiência nas ações. Ele também citou a próxima formatura do Curso de Adaptação à Graduação de 3º Sargento (CGS) e Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), marcada para o dia 10 de julho, ambos somando aproximadamente 382 policiais militares, que serão posteriormente apresentados em suas unidades de origem mais preparados para o reforço do policiamento neste mês de julho.

Entre os assuntos administrativos tratados, o Diretor de Apoio Logística (DAL) informou a entrega de três novos quartéis, só no mês de junho, sendo eles, a 29ª Companhia Independente da Polícia Miliar, na cidade de Óbidos, e dois quarteis na Cidade de Altamira, a 4ª Companhia Independente de Missões Especiais e o 52º Batalhão de Polícia Rural, além de outras entregas a serem anunciadas para os próximos meses.

Além disso, falou que na próxima quarta-feira (09), no Hangar, em Belém, ocorrerá a entrega oficial de novas armas e coletes, fortalecendo ainda mais a estrutura da segurança pública.