Governo do Pará avança para mais de 730 ruas com asfalto em 50 bairros de Belém, Icoaraci e Outeiro
Na maior iniciativa de mobilidade urbana da história da capital, a pavimentação de vias já beneficia mais de 700 mil moradores
O Governo do Pará segue avançando com os trabalhos em infraestrutura na capital paraense. Desde 2019, o Estado realizou 283 quilômetros de obras de pavimentação asfáltica em 735 ruas, distribuído em 50 bairros de Belém, Icoaraci e Outeiro. Na maior iniciativa de mobilidade urbana da história da capital, os serviços de asfalto já beneficiaram 707 mil pessoas, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida.
“A pavimentação asfáltica é um investimento fundamental para a população, pois retira as pessoas da lama e da poeira, proporcionando saúde e bem estar. Além disso, facilita o acesso de serviços que são essenciais, como a segurança, limpeza pública, transporte e ambulância, transformando o dia a dia, dignificando os moradores da nossa capital", afirma Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas.
Obras no bairro da Marambaia, em BelémExecutado pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), o “Asfalto Por Todo o Pará” se destaca entre as ações de urbanização do governo estadual. Além do asfaltamento, o programa garante também, os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial profunda e superficial, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização.
"Melhorou 100% com o asfalto que chegou. Quando não tinha, era muita lama, praticamente aqui na frente da minha casa se formava uma cratera. Os carros passavam e jogavam a lama para dentro do meu comércio, ficava impossibilitado de vender. Agora a gente trabalha melhor, sem a poeira e a lama. Tenho uma filha autista e para andar com ela para as terapias era difícil. A gente agradece ao governador Helder Barbalho pelo asfalto", disse o comerciante Edson Almeida, que reside na Rua Parque Amazônia, umas das vias que já receberam obras de asfalto no bairro da Terra Firme.
Geração de emprego – O asfaltamento de ruas, além beneficiar diretamente a população de Belém, também é responsável por proporcionar novos empregos. Até aqui, somente as obras de asfalto já garantiram a empregabilidade de 2.375 trabalhadores.
Obras no Distrito de IcoaraciO encarregado de pavimentação Nivaldo Corrêa presta serviço nas obras do Estado desde 2019 e fez questão de listar os benefícios das entregas de pavimentação para o dia a dia dos moradores. Além disso, ele destacou a importância da geração de novas vagas de trabalho.
“É um orgulho prestar serviço para o meu estado. Por onde a gente passa, vê os sonhos de muitas pessoas sendo realizados, pois o asfalto na porta de casa garante o bem estar de todos. Também tenho a satisfação de saber que os meus companheiros e eu estamos empregados. Se não fossem essas obras do Estado, talvez estivesse sem emprego neste momento”, falou Nivaldo Corrêa, que executa o trabalho de pavimentação que está em andamento no bairro do Tapanã.
Novas obras – O Governo do Pará está executando, neste momento, mais de 33 quilômetros de serviços de pavimentação asfáltica nos bairros de Belém, Icoaraci e Outeiro. Além desse número, mais 163 quilômetros já estão garantidos e vão proporcionar novas obras de asfaltamento para os moradores do município. Desde 2019, o investimento do governo estadual tem proporcionado a partir do Estado em asfalto na capital já alcançou mais de R$ 820 milhões.
Legado da COP 30 – Além do investimento do Governo do Pará, a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em novembro de 2025, já vem trazendo legados de infraestrutura para os moradores de Belém. O Estado finalizou quase 50 quilômetros de pavimentação dentro do pacote de diversas obras que vêm sendo executadas na capital, alcançando 49 ruas dentro dos bairros e distritos da cidade. No total, em conjunto com a Itaipu Binacional e o Governo Federal, a capital paraense vai receber 148 quilômetros de obras de asfalto.