Obras da ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro avançam para melhorar mobilidade e infraestrutura da região
A nova ponte é um marco de desenvolvimento e integração para Belém e para o Pará, garantindo mais segurança, agilidade e conectividade entre os distritos
Construída pelo Governo do Pará, as obras da nova ponte estaiada que vai ligar os distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém, avançam significativamente. Com 55% da obra já concluída, a nova estrutura promete revolucionar a mobilidade local, conectar comunidades e dinamizar a economia da região.
Com 414 metros de comprimento e 10,5 metros de largura, o trecho central do equipamento público será sustentado por uma estrutura estaiada, composta por cabos de aço que garantem maior resistência e segurança. O design inovador utilizado na ponte oferece dois vãos de navegação de 117 metros cada, assegurando a fluidez e a proteção do tráfego aquaviário.
As estacas da ponte já estão 100% cravadas, um marco essencial para a estabilidade da construção. A etapa atual da obra se concentra na implantação dos blocos de coroamento do mastro central e no escoronamento das vigas no lado de Outeiro, preparando a base para a estrutura estaiada.
No local, as equipes trabalham intensamente, dia e noite, para garantir que o cronograma da obra seja cumprido, permitindo que a ponte seja entregue dentro do prazo estabelecido.
Benefícios Socioeconômicos - A nova ponte está gerando 120 empregos diretos e cerca de 200 indiretos, impulsionando a economia local. Além de melhorar a mobilidade, o projeto vai facilitar o acesso às praias de Outeiro, um dos destinos turísticos mais procurados da região.
Conforme o secretário responsável pela obra, a iniciativa vai impactar, positivamente, a economia local, beneficiando tanto moradores quanto turistas. Além disso, a nova ponte fortalecerá o comércio entre os dois distritos, reduzindo custos logísticos e promovendo maior eficiência no transporte de mercadorias e serviços.
"O avanço das obras da ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro é um marco importante para a mobilidade e infraestrutura de Belém. Com 55% do projeto concluído, já podemos observar o comprometimento das equipes em entregar uma obra que fará a diferença na vida dos moradores e no desenvolvimento da região. Essa ponte não é apenas uma ligação física entre dois distritos, mas um símbolo do nosso compromisso em proporcionar mais segurança, acessibilidade e qualidade de vida para a população. Estamos trabalhando intensamente para que esse sonho se torne realidade dentro do prazo estabelecido", informou Adler Silveira, titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), órgão responsável pela obra.
Expectativa - Para os moradores de Icoaraci e Outeiro, que aguardam ansiosamente pela entrega da ponte, o equipamento promete transformar o dia a dia de moradores e comerciantes. Operários que participam da construção compartilham o orgulho de fazer parte deste projeto. "Acho que vai ser muito bom essa ponte para a população que mora em Icoaraci, porque quem mora para esse lado tem que dar uma volta muito grande, então vai ajudar muito, estou muito feliz em poder fazer parte dessa história", contou David Pantoja, que também vive em Outeiro.
Eneas Araújo, outro trabalhador envolvido na obra, destacou a importância pessoal do projeto. "Para mim está sendo gratificante. Quero mostrar para meus filhos e dizer que foi o pai deles que ajudou a fazer a ponte Outeiro-Icoaraci", pontuou.
A expectativa é de que a nova ponte seja um marco de desenvolvimento e integração para Belém e para o Pará, garantindo mais segurança, agilidade e conectividade entre os distritos.