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Primeiro trimestre de 2024 é marcado por entrega de pontes e vias em diversas regiões

Obras públicas qualificam o deslocamento nas estradas, dão maior segurança ao trânsito e contribuem para o desenvolvimento econômico local

Por Carol Menezes (SECOM)
29/03/2024 11h53

No período de janeiro a março de 2024, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) tem impulsionado o desenvolvimento do Pará com a entrega de diversas obras essenciais. São mais de 390 quilômetros de estradas pavimentadas e mais de 280 metros de pontes construídas, o que representa um avanço notável na conectividade e acessibilidade.

"Nossas obras concluídas este ano já estão impactando positivamente a vida dos paraenses. Cada estrada pavimentada e cada ponte construída são marcos concretos de progresso e desenvolvimento", afirmou Adler Silveira.

Ele acrescentou: "essas infraestruturas facilitam o acesso, e também abrem portas para oportunidades econômicas e sociais em todo o Estado. Estamos comprometidos com esse trabalho, construindo um Pará mais conectado, próspero e acessível para todos".

Em janeiro, o governo do Estado entregou a tão aguardada duplicação da PA-279, na região de integração do Araguaia. Esta obra abrange desde a entrada da cidade de Xinguara até o aeroporto, e foi concluída em apenas oito meses.

A duplicação da PA-279 envolveu uma série de serviços essenciais, incluindo terraplenagem, drenagem, construção de pontes e instalação de sinalização. Essa obra reforça o compromisso do governo com a melhoria das condições viárias e o desenvolvimento da região, proporcionando uma infraestrutura mais eficiente e segura para os cidadãos. 

Desenvolvimento regional

No mesmo mês houve a entrega da pavimentação asfáltica em mais de 150 quilômetros da PA-256 no trecho que liga Paragominas à Tailândia. Esta rodovia, com 364 quilômetros de extensão, desempenha um papel crucial no impulsionamento econômico e no desenvolvimento regional. 

A obra abrangeu uma série de serviços essenciais para a qualidade da infraestrutura viária, desde a instalação de redes de drenagem de águas pluviais até a execução de sub-base e base, terraplanagem, pavimentação, meio-fio, implantação de acostamento, calçada em áreas urbanas e a sinalização horizontal e vertical de trânsito, solucionou um problema histórico na região. 

A nova estrada trouxe benefícios diretos para a comunidade. Assim, o investimento do Governo do Pará nesse projeto reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo um futuro mais promissor para a região nordeste do Estado. 

*Comunidades atendidas*

João Carlos Pinheiro, carpinteiro de 44 anos, acredita que a pavimentação da estrada representou a realização de um sonho antigo da comunidade. Ele destaca como a melhoria na infraestrutura viária tem impactado positivamente o deslocamento de todos, expressando sua satisfação com o progresso alcançado. "Essa nova PA é um sonho antigo e o governo do Estado realizou, a gente acompanhou todo o trabalho, estamos muito satisfeitos com isso. Melhorou nosso deslocamento com certeza", afirmou. 

Francisco Martins, agricultor residente em Ipixuna, vende produtos agrícolas como arroz, milho, feijão e mandioca. Com a chegada da nova estrada melhorou o transporte e a facilidade para vender seus produtos trazendo um impacto positivo na economia. "Está muito bom, melhorou muito, isso aqui era só buraco, lama e poeira. Transporte melhorou, agora posso vender até de moto meus produtos, aqui eu produzo arroz, milho, feijão, mandioca", comentou. 

Em seguida foi a vez da entrega da ponte sobre o Rio Acará, com uma extensão de 280 metros, e sendo parte de um amplo projeto do governo estadual que compreende a construção de 18 pontes na PA-256, bem como a pavimentação de 150 quilômetros de estrada. A rodovia, uma das mais importantes do Pará, desempenha um papel crucial na conexão de diversas comunidades e no acesso a importantes polos produtivos do estado, como as regiões de mineração e agronegócio. 

Viagens rápidas e seguras

Claudinete de Oliveira, moradora do Acará, é uma cuidadora de crianças que viaja para Tailândia todas as quintas-feiras para estudar, acompanhada de sua filha. Para ela, a nova ponte representa uma mudança significativa em suas viagens, tornando o trajeto mais fácil e importante.

"Faço esse trajeto para Tailândia toda quinta-feira, eu moro no Acará e vou para Tailândia estudar, eu e minha filha, agora com essa nova estrada ficou muito bom e importante, facilitou e encurtou o tempo da nossa viagem. Pra gente é muito importante a construção dessa ponte porque demorava muito pra chegar em casa, uma vez, a minha irmã chegou mais de oito horas da noite em casa, mas agora com a ponte está sendo mais rápido", disse a moradora do Acará.

Antônio Conceição, segurança de 58 anos, relembra as dificuldades enfrentadas pela comunidade antes da construção da ponte sobre o rio Alto Acará. Ele descreve a estrada estreita e a necessidade de atravessar o rio com balsas. Antônio expressa sua felicidade com a construção da ponte, destacando como ela melhorou significativamente o acesso e o deslocamento para todos, proporcionando uma mudança substancial na qualidade de vida.

"Antes era muito difícil, não tinha nada, a estrada era muito estreita, para atravessar somente com a balsa, quando o governador anunciou a construção dessa ponte pra gente, a gente ficou muito feliz, e agora com ela pronta está outro nível, pra mim melhorou 100%, ficou muito boa", afirmou Antônio Conceição.

Investimentos e resultados

Já em março houve a entrega da ponte de concreto armado sobre o Córrego do Barbeiro, no Assentamento Ponta de Pedra, Vicinal 4 de junho, zona rural do município de São João do Araguaia, sudeste paraense. Medindo 20 metros de extensão e cinco de largura, a estrutura representa um significativo investimento, parte de um pacote de cerca de R$ 3 milhões, provenientes de recursos estaduais, destinados à construção de sete pontes no município. 

O impacto da obra é positivo na qualidade de vida dos moradores da Vila Ponte de Pedra, que não apenas dependem da mobilidade proporcionada pela ponte, mas também a utilizam para o escoamento da produção agropecuária, destacando-se o transporte de gado em pé.

Também neste período foi entregue a pavimentação do KM 94, em São Francisco do Pará, uma via estratégica que conecta a PA-320 até a BR-316, de extensão total de 18,2 quilômetros.

Maior mobilidade urbana e rural

Trata-se da concretização de um importante projeto de infraestrutura, trazendo melhorias significativas na mobilidade para os quase 15 mil habitantes da região. O investimento expressivo de mais de R$ 20 milhões, provenientes do tesouro estadual, foi crucial para tornar possível a pavimentação da travessa KM 94. 

A obra não apenas representa um avanço na infraestrutura viária, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico da região, facilitando o deslocamento dos habitantes locais e promovendo o acesso a serviços essenciais. 

Ainda neste mês de março, o governo do Pará entregou a duplicação e urbanização da PA-412, de 2,40 quilômetros de extensão, no município de Vigia, no nordeste do estado. A obra resulta de um convênio entre o governo do Pará e a prefeitura de Vigia, com um investimento expressivo de mais de R$ 9 milhões do tesouro estadual. 

As intervenções incluem terraplenagem, drenagem, ciclofaixa, canteiro central, sinalização e iluminação, proporcionando melhorias estruturais, mobilidade urbana e segurança viária para os mais de 50 mil habitantes locais. Além dos benefícios em termos de mobilidade e segurança, a duplicação e urbanização da PA-412 tem papel crucial no fomento ao turismo e no impulso à economia local. 

Já em Curuçá houve a entrega da vicinal de Caratateua, com uma extensão de mais de seis quilômetros, na região de Integração do Guamá, no nordeste paraense. As obras também resultam de convênio entre o Governo do Pará, por meio da Setran, e a prefeitura de Curuçá, com um investimento expressivo de mais de R$ 5 milhões do tesouro estadual. 

Foram realizadas pavimentação asfáltica, implementação de meio-fio/sarjeta, calçada, acessibilidade e sinalização, representando um avanço significativo para a região. A vicinal liga a vila de Caratateua à PA-318, beneficiando não apenas os mais de 41 mil habitantes da região, mas também as comunidades de Pacamorema, Valentim e Simoa. 

Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, a pavimentação contribuiu significativamente para o fortalecimento da economia local, especialmente no que diz respeito ao escoamento da produção agrícola - Curuçá se destaca como um importante produtor, com ênfase na mandioca, coco-da-baía, abacaxi, açaí e camarão, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento econômico sustentável da região.