Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Em Redenção, ‘Secom por todo o Pará’ debate mídias digitais e jornalismo regional 

Sexta Edição do projeto da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) chega à região do Araguaia mobilizando profissionais da Comunicação Social

Por Ascom (Ascom)
27/04/2024 14h14

O município de Redenção recebeu, neste sábado (27), a 6ª Edição do Projeto “Secom Por todo o Pará”. O evento do governo do Pará, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), aconteceu no Auditório do Hotel Ideal e reuniu profissionais da comunicação da região Araguaia, a exemplo dos municípios de Redenção, Xinguara, Rio Maria e Bannach.

O objetivo do “Secom por todo o Pará” é contribuir para ampliar o conhecimento e a experiência profissional de comunicadores das regiões de Integração do Pará. Em Redenção, houve palestras e debates sobre diversos temas, a exemplo da cobertura da COP30, o maior evento de discussões climáticas que será realizado em Belém, no ano de 2025.

Neste sábado, a abertura do projeto foi feita pelo diretor de jornalismo da Secom, Luciano Cuns. Ele deu as boas-vindas aos comunicadores e apresentou uma síntese dos debates e abordagens do dia.

O diretor da Secom também falou sobre o modo de funcionamento e engajamento das redes sociais como Instagram, Twitter/X e Facebook. 

O diretor de Articulação da Secom, jornalista Arthur Sobral, palestrou sobre “Cop 30 na Amazônia: Oportunidades e Desafios”. Na oportunidade, foi exibido um vídeo sobre Belém, a porta de entrada da Amazônia, com informações sobre o contexto histórico, cultural e projeto arquitetônico da capital paraense, também foram apresentados os preparativos estaduais para a COP30 em Belém.

A palestra de Arthur Sobral apresentou um panorama histórico desde o início da ECO-92 , no Rio de Janeiro até os dias atuais, entre outras informações. Na sequência, o diretor Luciano Cuns abordou o tema “Comunicação pública, mídias digitais e jornalismo”. Um vídeo com a atuação estratégica da Secom foi exibido aos participantes, com destaque para as áreas de jornalismo, publicidade e comunicação digital.

“Conseguimos furar novas bolhas, sair da Secom e vir até vocês, os comunicadores de Redenção e região. Para nós, é um processo inovador, ouvir vocês e fortalecer mais ainda a comunicação pública do Estado”, frisou Luciano Cuns.  

Aprendizagem - A palestra “Comunicando a sua casa. Você sabe falar da COP-30 na Amazônia?” ficou por conta da jornalista Arcângela Sena, mestre em Comunicação e MBA de Gerência de Jornalismo e Gestão de Novos Negócios e Inovação. 

Arcângela realizou uma dinâmica em grupos com aspectos da cidade de Redenção e, ainda, uma atividade de construção de narrativas da cidade, para os participantes gravarem um vídeo.

“Agradeço ao convite da Secom, porque é importantíssimo aliar a academia ao mercado de comunicação. Devemos usar o conhecimento da nossa região para receber e publicizar de uma maneira correta dentro do evento COP 30. É importante ter a experiência, saber vender e principalmente conhecer, para acabar com a síndrome do impostor, por que o outro que é de outro país faz melhor que eu? Não, você tem a experiência, e pode fazer também“, ressaltou Arcângela Sena. 

O jornalista Fernando Torres, com mais de 20 anos de experiência, é especializado em Assessoria de Comunicação, gestão de reputação, administração de crise e organização de eventos internacionais. Ele palestrou sobre o tema “Pensar global, agir local: Os desafios de uma comunicação que faça sentido”. Essa foi a segunda vez que Fernando participa do evento, a primeira oportunidade foi em Itaituba.

Para Torres, a presença do ‘Secom por todo o Pará’ em Redenção mostra como a Secretaria de Comunicação está atenta à grandiosidade do Pará. “Eu costumo dizer que o Brasil é um continente. E dentro desse continente, o Pará tem as dimensões de um país. Então quando a Secom leva essa dinâmica para Itaituba, Santarém, Redenção, é um respeito a essa grandiosidade", disse o jornalista.

"É sempre uma oportunidade de compartilhar, mas também de aprender com as pessoas que estão aqui, como elas fazem de acordo com os recursos que elas têm, o que elas fazem e como isso pode melhorar para chegar mais ao público que elas precisam”, afirmou Fernando Torres. 

Ele acrescentou, também: “eu não vou vir aqui ensinar as pessoas como elas vão fazer, eu vim aqui sugerir o como fazer. O como fazer agora, a forma que ela vai chegar até o público, ela que vai determinar, porque isso depende dos recursos, depende da característica do público, da linguagem que o público está habituado. Aqui é um compartilhamento, é uma verdadeira troca de experiências e aprendizagem”.

Fernando Torres despertou a curiosidade da plateia, lembrando sobre um fato de 2009 de sua carreira jornalística, onde o personagem João Buracão - um boneco por ele batizado - conquistou o Brasil em um quadro que cobrava consertos em rodovias pelo país.

Governo - O secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon felicitou à Secom pelo projeto “Secom por o Pará”, pela valorização da comunicação regional. “Com satisfação, vejo avançar por toda nossa região, este projeto fantástico de integração entre a Secretaria de Comunicação do Estado, as ações de governo e o público formador de opinião, fomentado na classe jornalística de nosso Estado, e, agora, especificamente da região sudeste em Redenção. A nova etapa é aqui em nossa região, fico feliz de estar acompanhando, estamos dando todo o apoio para esse grande projeto, que fortalece a comunicação da melhor qualidade para todos os nossos munícipes”, assinalou o secretário regional.

De Redenção, o publicitário José Wygens Santos, aprovou o evento. "É importante ‘o Secom por todo o Pará’ porque traz novos horizontes pra gente que trabalha na comunicação e também abre portas. O evento esclarece sobre a utilização das mídias, onde podemos replicar essas mídias nos nossos trabalhos. Eu acho isso de suma importância o evento, além de trazer essa grande informação sobre a COP30. Muito profundo, porque a gente tinha realmente curiosidade de saber, agora temos a chance de participar dos grupos de comunicação do estado, não apenas da nossa cidade”. 

A jornalista Leia Cardoso viajou 120 km para participar do evento. Ela mora em Xinguara e considerou uma grande oportunidade o evento. “Quando temos acesso à equipe da Secom do governo do estado, porque prestamos serviço de assessoria para prefeitura, apresento programas, então é sempre bom estar antenado estreitando esse canal de comunicação, ter esse suporte é importante para nós, sobretudo para criação de pautas”, lembra Leia Cardoso.

O projeto "Secom por todo o Pará" já abrangeu profissionais em Santarém, Altamira, Itaituba, Parauapebas, Marabá e em Redenção reuniu 40 comunicadores. 

Texto de Emilly Coelho / Ascom Secretaria Regional de Governo do Sul e  Sudeste do Pará