Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa abre inscrições para atividade física

Adultos, crianças e adolescentes podem se inscrever para ter acesso aos projetos desenvolvidos por alunos do curso de Educação Física

Por Governo do Pará (SECOM)
26/03/2024 19h20

Estão abertas as inscrições para os projetos Cardioforça, Neuroforça e Consultório do Exercício, e ainda para o Laboratório de Atividade Física Adaptada (Lafad), todos desenvolvidos de forma gratuita pelo curso de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Campus III, em Belém. Os projetos atendem ao tripé da Universidade - ensino, pesquisa e extensão -, beneficiando a comunidade, com a participação de alunos do curso de Educação Física.

O Neuroforça é um projeto de extensão voltado ao estudo dos efeitos da atividade física, como a musculação, no organismo humano, atendendo a pessoas com mais de 40 anos acometidas por doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), enquanto o Cardioforça é voltado para adultos cardiopatas de qualquer idade.

Novo projeto - Já o Consultório do Exercício é um projeto novo, criado para atender indivíduos com diferentes condições físicas, como pessoas diagnosticadas com lombalgia, problemas articulares de joelho e ombro, condromalácia patelar (lesão na cartilagem) e algumas cardiopatias e neuropatias.

Desenvolvidos pelo professor Alexandre Maia, os projetos Cardioforça, Neuroforça e Consultório do Exercício são realizados por meio do Laboratório de Exercício Resistido (Leres). São oferecidas 20 vagas para cada projeto.

De acordo com Alexandre Maia, o Consultório do Exercício propõe uma nova abordagem ao contar também com exercícios adaptados de forma domicilia. O objetivo é trabalhar o recondicionamento físico musculoesquelético em cardiopatas, neuropatas e pessoas com outras doenças. "Por meio do Consultório do Exercício, estas pessoas serão atendidas no Campus III, onde serão prescritas atividades físicas para fazer em casa, e será feito um acompanhamento mensal. Não há limite de idade para os participantes", informou o professor.

Para inscrições e mais informações nos três projetos, os interessados devem ter laudo específico com a condição e entrar em contato com o professor Alexandre Maia, pelo telefone (91) 99381-0304, para a triagem dos interessados.

Inclusão - As matrículas também estão abertas no Laboratório de Atividade Física Adaptada (Lafad) para crianças e adolescentes de 3 a 16 anos, com obesidade, asma, transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, deficiência visual ou auditiva.

Coordenado pela professora Simone de La Rocque, o Lafad visa estimular os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social dos participantes, e atua com diversas modalidades físicas, como ginástica, dança e esportes, voltadas à inclusão deste público infantojuvenil.

No momento, o Projeto Lafad está com 30 vagas disponíveis, e os responsáveis devem apresentar laudo. As inscrições podem ser feitas as terças e quintas-feiras, pela manhã (das 8h às 12h) e à tarde (das 13h30 às 17h30), no Campus III/Educação Física, localizado na Avenida João Paulo II, nº 817, bairro do Marco.

Texto: Diane Maués - Ascom/Uepa