Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO NA INFRAESTRUTURA

Estado assina ordem de serviço para a Macrodrenagem do Canal da Caraparu, no Guamá, em Belém

Serão executados serviços de revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas

Por Gustavo Pêna (SEOP)
26/03/2024 14h51

Com objetivo de proporcionar a melhoria do escoamento de água pluviais e evitar o alagamento das vias públicas e das casas dos moradores da área, o Governo do Estado assinou, nesta terça-feira (26), a ordem de serviço de Macrodrenagem do Canal da Caraparu, localizado na Bacia do Tucunduba, em Belém.

Ruth Leide Viana"É bem difícil morar aqui. Quando chega o inverno tudo vai para o fundo, a gente fica numa dificuldade até para transitar. Chove e ficamos presos na nossa casa, não temos como sair, alaga tudo, têm pessoas que já perderam tudo. A obra significa a nossa dignidade, tenho certeza que é para a melhor", comemorou Ruth Viana, comerciante no bairro do Guamá, em Belém.

Mais de 870 metros de canais vão receber os serviços de saneamento e urbanização, melhorando a vida das pessoas que há anos aguardavam pela obra, como enfatizou o governador do Pará, Helder Barbalho.  

"Esta é a maior intervenção em macrodrenagem da história de Belém. O complexo Tucunduba passa por uma transformação, tirando a população do sofrimento de décadas. E a partir destas intervenções ganhamos mais urbanização, garantindo saneamento e permitindo com que estas comunidades possam viver um novo momento. Festejo poder estar iniciando mais esta obra. Festejo poder estar aqui no bairro do Guamá e reafirmar o nosso compromisso de trabalhar cada vez mais por Belém e por todo o Pará", pontuou o chefe do Executivo estadual.

Ao todo, o Governo do Estado investiu na obra R$ 123.881.678,86 milhões, e vai contemplar os serviços de revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas.

Ivanilda PereiraA dona Ivanilda Pereira, moradora da margem do canal há 30 anos, fala das dificuldades do local. "Quando enche, vem muito lixo, fica tudo sujo. A gente espera por melhorias e fica orgulhoso do início das obras no local em que moramos", contou.

Enos Noronha LaranjeiraJá para o morador Enos Noronha, que reside há 40 anos no bairro, ver as máquinas iniciando os trabalhos são a realização de um sonho, é ver os pedidos da comunidade sendo atendidos. "Sempre que chove, o canal transborda. Fazer isso é um sonho de todos os moradores do bairro do Guamá. Essa obra aqui já está no começo e a macrodrenagem, agora, é um sonho que vai ser realizado", falou.

As obras, executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), também contemplam condução hidráulica de águas pluviais e residuais. 

Para o secretário de obras públicas, Ruy Cabral, a intervenção no canal vai trazer inúmeros benefícios à população. "O canal da Caraparu tem cerca de 900 metros de extensão e nós vamos executar a drenagem, a regularização, dando maior profundidade, recebendo maior volume de água, saneando o canal. Por consequência disso, estamos urbanizando as vias laterais, assim como asfaltando, implantando a rede de drenagem e de saneamento, valorizando a comunidade e o cidadão", disse.

Bacia do Tucunduba - A Bacia do Tucunduba é formada por 12 canais secundários que fazem lançamento no canal principal, denominado "Canal Tucunduba". Desde 2019, o Governo do Estado iniciou as obras de macrodrenagem no local, beneficiando mais de 2,5 quilômetros de canais.

Entre os serviços de infraestrutura e saneamento básico, já foram entregues para a população pontes, passarelas, quadras poliesportivas, urbanização viária com praças, playgrounds e academias ao ar livre, assim como o aterramento de quintais ao longo de toda Bacia do Tucunduba.

Texto de Lucas Rocha - Ascom / SEOP