Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Usinas da Paz em Canaã e Parauapebas ampliam atividades em saúde mental

No mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, as Usinas da Paz Canaã dos Carajás e Parauapebas têm dedicado esforços e estabelecido parcerias para a causa, impactando positivamente às comunidades dos dois municípios.

Por Dani Franco (SEAC)
29/09/2023 15h24

Em Parauapebas, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) firmou parceria com a Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Fadesa) para expandir e fortalecer as atividades da Usina da Paz. Essa colaboração permite que estudantes de psicologia da faculdade possam prestar atendimentos.

De acordo com Milena Vieira, psicóloga e supervisora do projeto, já foram realizados mais de 20 ações, abordando temas como violência contra mulher, crianças em situação de vulnerabilidade, dispersão escolar e a interação entre a psicologia e a prática de esportes, realizando acolhimento de crianças, adultos e idosos na UsiPaz. As palestras de prevenção e promoção de saúde são uma prática que busca a mitigação dos fenômenos que ocorrem na comunidade", explicou. 

Para a estudante de psicologia Thayla Barbosa Santana, o benefício de atuar na UsiPaz é mútuo. “Nós, alunos, ganhamos qualificação e experiência essenciais para nossa formação acadêmica, e a comunidade tem acesso gratuito a serviços de saúde mental de alta qualidade. Essa parceria aumenta a acessibilidade e a inclusão ao atendimento psicológico, antes inacessível para muitos”, ressaltou. 

A coordenadora Milena informa ainda que a parceria não se limita aos atendimentos clínicos individuais, há também serviços de nutrição, odontologia e enfermagem. “Os estudantes do último ano realizam os atendimentos sob a orientação dos professores, ao mesmo tempo em que desenvolvem e implementam projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade.”, finaliza. 

Canaã dos Carajás: "Cuidar de Quem Cuida" 

Na Usina da Paz Canaã dos Carajás, o projeto "Cuidar de Quem Cuida" vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sespa), com o objetivo de fornecer apoio à saúde mental não apenas para o público externo da UsiPaz, mas também para os servidores da usina.

A psicóloga da UsiPaz, Adrielly Melissa, enfatiza a importância dessas atividades, que envolvem palestras, rodas de conversa e ações de fortalecimento da equipe. “O projeto inclui benefícios como ginástica laboral para os servidores e descontos em serviços comerciais locais. Essas iniciativas visam cuidar não apenas dos funcionários, mas também da comunidade, reconhecendo que o bem-estar de todos está intrinsecamente ligado”, acredita.

Para o titular da Seac, Igor Normando, as atividades nas Usinas da Paz representam um compromisso sólido com a saúde mental como parte integrante das políticas públicas do Estado. “Reconhecemos o valor fundamental desse trabalho na acolhida à comunidade e na promoção da saúde mental e bem estar de cada um. Com essas iniciativas e parcerias, Canaã dos Carajás e Parauapebas demonstram seu compromisso com a saúde mental e a construção de uma comunidade mais saudável”, concluiu.

Serviço - Os atendimentos na Usina da Paz Parauapebas são disponíveis de segunda a sexta-feira em três turnos; manhã, tarde e noite. O agendamento é feito diretamente no balcão da recepção da UsiPaz que fica na Avenida D, quadra 101, bairro Jardim Ipiranga. 

Na Usina da Paz Canaã de Carajás os agendamentos também são realizados diariamente, de 8h às 18h, na recepção da UsiPaz que fica na Avenida D, S/N, próxima à nova Câmara de Vereadores do município. 

Texto de Adan Costa