Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Cooperativa de Arte Feminina (Coostafe) participa de feira de empreendedores no CIIR

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) funciona na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina em Ananindeua

Por Caroline Rocha (SEAP)
08/05/2024 12h16

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou, na terça-feira (7), da Feira de Empreendedores realizada no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), unidade que integra a rede de atendimento da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

A feira acontece toda primeira terça-feira e quarta-feira de cada mês para os colaboradores e dos usuários da Unidade. De acordo com Renata Carvalho, assessora da Seap e tutora da Coostafe, a visibilidade que a cooperativa conquista a cada evento é muito importante para as internas, além de apresentar todo o trabalho de reinserção que a Seap realiza nas unidades prisionais.

“O convite para a participação da Coostafe veio da supervisora de arte e cultura do CIIR, que foi até a cooperativa conhecer o trabalho de perto e propor uma parceria. Então estar na feira é uma oportunidade de mostrar o trabalho de reinserção social que a Seap faz, além de mostrar na prática que as mulheres privadas de liberdade que integram a cooperativa têm uma perspectiva de mudar de vida após o cárcere”, afirma Renata.

A Coostafe durante o seu processo criativo de produção, tem como base o uso de materiais reciclados como banners e lonas, isso contribui tanto para a economia circular quanto para sustentabilidade. Além disso, os novos produtos estão utilizando aspectos da arte marajoara e a combinação do bordado com a pintura.

Serviço:

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) tem seu espaço físico localizado na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. São cerca de 30 mulheres em privação de liberdade que se dividem nas tarefas que envolvem as atividades da cooperativa, como a criação de peças de artesanatos, de costura, pintura e bordado.

Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo email: coostafe@seap.pa.gov.br ou pelo Instagram @coostafe.pa 

Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap