UsiPaz Jurunas/Condor promove programação gratuita com serviços pelo Dia das Mães Atípicas
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), promove, neste sábado, 30, a partir das 8h, na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, uma programação especial em alusão ao Dia das Mães Atípicas. O evento, totalmente gratuito, é uma oportunidade para promover acolhimento, inclusão e capacitação, além de ofertar diversos serviços essenciais e momentos de lazer para toda a família.
Entre os destaques da programação estão: roda de conversa com terapeutas ocupacionais, emissão de carteirinhas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, atendimento Jurídico pelo Ministério Público, oficina de chocolate, massagem, ventosas e design de sobrancelhas, ioga, atividades esportivas inclusivas, capacitação e inclusão digital. Além disso, haverá serviços de saúde com atendimento médico, psicológico, regulação de consultas e exames, coordenação da pessoa com deficiência (Passe livre e encaminhamentos para próteses), terapia ocupacional, avaliação neuropsicopedagógica e triagem social para famílias atípicas.
Inclusão - A programação reforça o compromisso da Usina da Paz em proporcionar inclusão e valorização de todas as famílias.
Dia das Mães Atípicas: No Pará, a data foi instituída pela Lei n.º 10.744, de 28 de outubro de 2024, e procura homenagear as mães que enfrentam desafios na criação de filhos, sendo considerada mãe atípica a mulher e/ou cuidadora responsável pela criação de filhos que necessitam de cuidados específicos para pessoas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, TDA e dislexia, entre outros.