Fapespa lança 'Rede Pará de Contas Regionais e Bioeconomia', nesta quarta, 27
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lança nesta quarta-feira, 27, a Rede Pará de Contas Regionais e Bioeconomia, um projeto inovador que visa estimar o tamanho da bioeconomia paraense. A iniciativa, realizada em parceria com as Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) busca promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Com a nova Rede, pesquisadores das instituições se dedicarão a mensurar a bioeconomia, identificando seu funcionamento como produtora de produtos e demandadora de insumos. O estudo também incluirá a avaliação dos desdobramentos da renda gerada pela bioeconomia e de seu impacto no desenvolvimento econômico e social regional.
A ação da Rede se baseia em metodologias estabelecidas pelo IBGE e pela ONU, garantindo a consolidação das técnicas de estimação e aumentando a precisão dos resultados. Além de aplicar metodologias consolidadas, o grupo de pesquisadores irá propor técnicas inovadoras para identificar parcelas não visíveis da bioeconomia, ampliando a compreensão do setor e destacando sua complexidade e potencial.
Em relação à importância estratégica do projeto, destaca-se a valorização da socio-biodiversidade e inclusão econômica, pois a ação visa dar visibilidade e valor aos recursos da sociobiodiversidade e à contribuição das comunidades locais que dependem da bioeconomia. Além disso, a pesquisa busca fortalecer as bases para um modelo econômico sustentável, que equilibre a preservação ambiental e desenvolvimento econômico inclusivo.
O projeto tem como principais pontos a mensuração da bioeconomia paraense, considerando recurso da socio-biodiversidade: a análise dos impactos econômicos e sociais da bioeconomia; o desenvolvimento de metodologias inovadoras para identificar parcelas não visíveis da bioeconomia e o fomento à inclusão econômica e valorização da sociobiodiversidade.
A atuação dos pesquisadores da Unifesspa, Ufopa e UFPA, organizada pela Fapespa, representa um passo fundamental para a mensuração detalhada e inovadora da bioeconomia amazônica, consolidando práticas existentes e propondo novas metodologias para ampliar o entendimento do setor. Esta ação contribuirá para a formulação de políticas e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável na região amazônica, assim como para identificar potencialidades econômicas para o setor privado.